Hospital Ana Nery é apresentado como novo gestor do Hospital São José

12/07/2023
Anúncio formal aconteceu na sala de reuniões da prefeitura

Anúncio formal aconteceu na sala de reuniões da prefeitura

A prefeitura de Dois Irmãos apresentou, na manhã desta quarta-feira (12), o novo gestor do Hospital São José. O Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, assume oficialmente no dia 1º de agosto, no lugar do IB Saúde, de Porto Alegre, cujo contrato expira em 31 de julho.

– É um hospital com uma história muito longa, consolidada, de 68 anos. Nossa primeira impressão foi a melhor possível e acredito que teremos muito sucesso nesta parceria. O novo contrato tem várias mudanças e uma facilidade maior de ajustes, inclusive da parte que cabe ao município fiscalizar – disse o prefeito Jerri Meneghetti, durante a apresentação.

A seleção do novo gestor se deu a partir de chamamento público, com base na Lei Federal 13.019/2014, a chamada Lei das Parcerias, que estabelece o regime jurídico de parcerias entre administração pública e organizações da sociedade civil. A nova legislação possui outra dinâmica de gestão e prestação de contas. O termo de colaboração é de um ano, podendo ser renovado anualmente, por até cinco anos, sem necessidade de novo chamamento. O documento é formatado em metas qualitativas e quantitativas, como tempo de atendimento e número de serviços prestados, tendo pontuação com nível de corte que pode acarretar em redução do repasse em caso de descumprimento. O repasse mensal será de R$ 1.327.000,00.

Segundo o prefeito, elaboração do edital decorreu de um longo processo de trabalho, iniciado no final de 2021, quando o município procurou o Tribunal de Contas do Estado.

– O edital foi lançado em fevereiro, mas trabalhado por vários meses e por muitas mãos. Tivemos tentativas de impugnação (por parte de outras entidades interessadas), que conseguimos analisar com tranquilidade e dizer não. Houve denúncia ao Tribunal de Contas, e, depois de esclarecidas as dúvidas do auditor, ele acabou elogiando nosso trabalho. Ele disse que nós realmente entendemos a Lei 13.019/2014 – explicou Jerri.

A expectativa do chefe do Poder Executivo é de “melhorias na qualidade do atendimento e maior empatia com os anseios da comunidade”.

– Teremos uma pessoa da administração para acompanhar esse contrato, inclusive conversando com os pacientes. Também teremos uma Comissão Especial de Monitoramento e Avaliação do Termo de Colaboração, formada por servidores do município; e uma comissão de apoio com representantes de entidades locais – destacou.

Por fim, Jerri fez agradecimentos à equipe que trabalhou na montagem do edital e à gestão do IB Saúde, dizendo que o processo de transição tem sido tranquilo.

 

“Espero que seja um dia histórico”, diz vice-prefeito Juarez Stein

Para o vice-prefeito Juarez Stein, o momento tem tudo para ser histórico.

– Dois Irmãos investe na saúde sempre além do exigido pela legislação. O que se quer alcançar (com a mudança na gestão) é a humanização do serviço, atendendo à população com dignidade. Estou convencido de que as coisas vão melhorar. Espero que seja um dia histórico e vocês permaneçam por décadas – declarou.

O secretário da Saúde, Nilton Tavares, reiterou a importância de contar com um servidor do município na fiscalização do trabalho no hospital.

– Teremos um gestor que será os olhos e ouvidos da administração. Uma vez por mês também teremos reunião técnica para analisar o que está pactuado e o que está sendo feito.

 

“Vocês não vão me ver reclamar da tabela SUS”, afirma diretor do Ana Nery

O diretor executivo do Hospital Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi, prometeu empenho para atender às expectativas da comunidade de Dois Irmãos.

– A gente vislumbrou uma oportunidade ímpar, um hospital sem dívidas e sem passivos trabalhistas. Sempre trabalhamos em parceria, e nosso objetivo é prestar o atendimento de acordo com a necessidade do paciente – afirmou.

Ele destacou que o Hospital Ana Nery teve grande crescimento nos últimos oito anos – hoje também é responsável pela gestão dos postos de saúde no município de Bom Jesus e recentemente assumiu o hospital de Rio Pardo. Disse que o grupo pretende conversar com os atuais funcionários do Hospital São José e oportunizar que continuem.

– Vocês não vão me ver reclamar da tabela SUS. Nós buscamos alternativas que possam auxiliar, vamos atrás do atendimento a convênios particulares e vamos procurar os deputados da região para emendas. Também gostamos de trabalhar com grupos de serviço e entidades locais – acrescentou o diretor executivo.

Além dele, também estiveram representando a entidade no anúncio Celcio da Silveira Junior (gerente administrativo), Cátia Gollmann Pretto (gerente de Pessoas e Apoio), Débora Figueira (coordenadora de Governança e Infraestrutura) e Lisane Giselda Emmel (enfermagem)

 

 

***

 

SAIBA MAIS

O Termo de Colaboração firmado pelo município de Dois Irmãos e o Hospital Ana Nery estabelece as condições para o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços para atender pacientes de todas as faixas etárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em regime ambulatorial, pronto atendimento – urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica, ginecológica, obstétrica e de saúde mental, assim como internações clínicas adultas e pediátricas, cirúrgicas, obstétricas, ginecológicas e de saúde mental. Incluindo a realização de cirurgias, procedimentos e exames de apoio a diagnose, de caráter eletivo ou não, a serem prestados no prédio do Hospital São José de Dois Irmãos, no âmbito do SUS.

 

COMISSÕES

A Comissão Especial de Monitoramento e Avaliação do Termo de Colaboração será formada por servidores efetivos do município: Marco Antônio Viegas da Silva (médico PSF), Emerson Bassani (farmacêutico), Cassiana Graziela Gonçalves de Oliveira (enfermeira), Carolina Schaffer (nutricionista), Victoria Catharina Sinhorelli (procuradora auxiliar) e Tiele Dionara Sloma Siqueira Kaefer (técnica em contabilidade).

A Comissão de Apoio, com representantes indicados por entidades locais, terá Fernando Maria Branco (Lions Clube Dois Irmãos Portal da Serra), Rodrigo Miler da Silva (Rotary Club de Dois Irmãos), Miguel Francisco Ruwer (Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Dois Irmãos), Márcia Gregory (Conselho Municipal de Saúde) e Liliane de Almeira (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos – ACI-NH/CB/EV/DI.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela