Inscrições começam para vestibular 2020 da UFRGS começam no dia 19

12/08/2019
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta sexta-feira (9) o edital do concurso vestibular 2020, que, neste ano, será realizado em novembro. Nesta edição, como já é tradicional, as provas serão realizadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. 
Com aplicação em dois finais de semana, o concurso será realizado em 23, 24 e 30 de novembro e em 1º dezembro, com início das provas às 15h, em todos os dias, com exceção aos sabatistas, que têm assegurado horário diferenciado. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para resolver questões de múltipla escolha e a redação. São oferecidas 3.980 vagas em 90 opções de cursos de graduação. As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de agosto e 16 de setembro, exclusivamente pelo site. O valor da inscrição será de R$ 145, que deve ser paga até 17 de setembro. Candidatos que obtiverem a isenção do valor da inscrição deverão realizar os mesmos passos, apenas não havendo a cobrança do valor.
Nesta edição, assim como nas anteriores 50% das vagas são reservadas para o acesso universal e 50% para o programa de ações afirmativas (cotas). A distribuição da reserva de vaga se dá em oito modalidades, conforme as condições: renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita e autodeclaração racial preta, parda ou indígena e de pessoa com deficiência – direito que pode ser utilizado apenas pelo candidato que tenha cursado a integralidade na rede pública de Ensino Médio. Para usufruir das ações afirmativas, os ingressantes devem comprovar a condição de ocupação da vaga de acordo com todas as exigências descritas no edital.


Prova específica 
Os interessados nas vagas do curso de música devem realizar, adicionalmente, provas de habilitação específica entre 29 de setembro e 3 de outubro, com etapas de teste de percepção musical e prova prática de instrumento, apenas em Porto Alegre, conforme as orientações do edital. Os conteúdos das provas específicas já estão disponíveis no site do Instituto de Artes. Concorrentes dos cursos de Artes Visuais e Teatro não realizam mais testes específicos.


Nota do Enem
Outra mudança na edição deste ano é o fim da possibilidade de incremento das notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como benefício ao Concurso Vestibular, devido à antecipação da divulgação do resultado final. Vale ressaltar que a destinação de 30% das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) segue inalterado, inclusive com a previsão da inclusão de vagas dos cursos de Artes Visuais e Teatro.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela