Spotify lançará selo para identificar música criada com IA

12/08/2026
Fonte: AFP / Imagem: Spotify

Fonte: AFP / Imagem: Spotify

O Spotify anunciou, nesta terça-feira (11), que lançará em setembro um novo selo, chamado AI Persona, para identificar criadores de conteúdo que não são pessoas reais, mas foram gerados por inteligência artificial.

“Os ouvintes nos disseram claramente que não gostam de ver um perfil de artista que parece humano e depois descobrir que a pessoa foi gerada por IA”, afirmou a empresa em comunicado.

A medida é a iniciativa mais recente da companhia sueca para aumentar a transparência sobre como as músicas disponíveis em sua plataforma são produzidas, em meio à crescente preocupação da indústria musical com conteúdos gerados por IA.

Em abril, a empresa lançou o selo verificado pelo Spotify, que indica que um perfil foi analisado e atende aos critérios de autenticidade. “Além dos perfis de artistas que se declararem como AI Persona, também começaremos a aplicar esses selos aos perfis pertinentes”, informou a empresa.

O Spotify acrescentou que perfis identificados como “AI Persona” não serão incluídos em recomendações editoriais ou personalizadas, a menos que o usuário siga um desses criadores fictícios.


› Compartilhe

FOTOS DO DIA

Poesia e arte no céu de Dois Irmãos (Foto: Pitter Ellwanger)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2026, Todos os direitos reservados Agência Vela