Dois Irmãos descerra foto histórica da emancipação política

12/09/2025
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

No final da tarde de quinta-feira (11), a administração municipal de Dois Irmãos realizou um singelo ato de descerramento de uma foto histórica, dentro das comemorações dos 66 anos de emancipação.

A imagem foi cedida gentilmente pelo editor do Jornal Dois Irmãos, Alan Caldas, e registra a assinatura do documento de emancipação político-administrativa de Dois Irmãos. Foi instalada na sala de reuniões do gabinete do prefeito, ao lado de outro quadro que homenageia a comissão emancipadora.

A foto, encontrada nos arquivos do Governo do Estado há 16 anos, foi solicitada por Alan quando produzia um caderno especial sobre os 50 anos da cidade. Porém, só foi encontrada após a publicação do material. Nela aparecem (da esquerda para a direita) o então governador Leonel de Moura Brizola, o presidente da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, Benno Kaefer, e os membros da comissão emancipadora José Victor Rausch, João Klauck e Felippe Alfredo Wendling. Todos já falecidos.

Participaram da solenidade o prefeito Jerri Meneghetti, o vice-prefeito Juarez Stein, os secretários municipais João Luiz Weber (Desenvolvimento Econômico), Carlos Kasper (Administração) e Nilton Tavares (Saúde); o chefe de Gabinete, Eronildo Pereira, o assessor de comunicação, Leonardo Boufleur, o editor Alan Caldas e familiares das famílias Wendling e Rausch.

O prefeito Jerri agradeceu pela presença dos descendentes dos emancipadores, ressaltando a importância de suas famílias para a história e o desenvolvimento da cidade. “Sem a emancipação, o crescimento do município poderia ter sido muito diferente, assim como o processo de outras localidades”, destacou.

Em sua fala, o editor Alan Caldas contou que, desde que fundou o Jornal Dois Irmãos, em 1983, sentia falta de registros sobre a emancipação de 1959. “Eu sempre defendi a valorização da memória local e a importância do voluntariado na construção da cidade. Reconheço ainda a seriedade e decência com que a comunidade e os poderes públicos têm conduzido sua história”, afirmou ele, emocionado, destacando que, para ele, esta é a foto mais importante de Dois Irmãos, símbolo do esforço de líderes e anônimos que lutaram pela independência.

Entre as familiares presentes na cerimônia estava Maria Nelsi Wendling, 85 anos, filha de Felippe Alfredo Wendling, um dos membros da comissão emancipadora. Acompanhada de familiares, destacou: “Recordo que ele trabalhava para trazer o desenvolvimento ao centro da cidade, com apoio político. A família segue orgulhosa desse legado histórico. A emancipação foi essencial, garantindo independência e progresso ao município”.


› Compartilhe

  • assinatura digital

COLUNAS

SOCORRO!

SOCORRO!

Opinião   15/08/2025

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela