Eleição teve chapa única
Foi uma eleição tranquila, mas sem unanimidade. Na noite desta segunda-feira (11), Nilton Tavares (PP) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos para o próximo ano. A chapa única foi apresentada por Ederson Bueno (MDB) e recebeu seis votos favoráveis: Ederson, Tavares, Celina Christovão (MDB), Elony Nyland (MDB), Ramon Arnold (PP) e Sergio Kroetz (PP). Três vereadores se abstiveram: Darlei Kaufmann (PSB), Paulino Renz (PDT) e Sheila da Silva (PT).
Após a votação, Tavares agradeceu pelo apoio dos colegas:
– Não é uma decisão por mim, mas de um bloco político, por uma representação partidária, e alguém tem que estar à frente. Nós já tínhamos acordado, lá atrás, uma questão de representação das duas maiores bancadas. Posterior nós vamos colocar em percentuais o que os nossos cidadãos escolheram. Não estou aqui pelo ego, pela minha vontade: estou aqui pela representação de uma força política legal, moral e eticamente instituída – declarou.
O novo presidente também comentou a postura dos colegas que se abstiveram:
– Eu entendo, é um momento de posicionamento, faz parte do jogo democrático. Vamos continuar trabalhando por uma Dois Irmãos de qualidade, com bons serviços e uma gestão ética e comprometida com o cidadão – concluiu Tavares.
Sheila da Silva (PT) justificou sua abstenção:
– Não entendo ‘representação partidária’ e ‘jogo democrático’ quando não se tem uma pluralidade nesse rodízio, nem de partidos, nem de gênero; e é por isso que me abstive. Inclusive, com essas mudanças que tivemos agora, na última sessão do ano, ficam evidentes esses arranjos feitos e, também, que está casa não é nada mais, nada menos que um ‘puxadinho’ da prefeitura – afirmou ela.
Além de Tavares na presidência, a chapa eleita tem Ramon como vice, Elony como 1º secretário e Sergio como 2º secretário. Vale lembrar que até aqui, na atual legislatura, os presidentes foram Elony e Ederson, do MDB, e Ramon, do PP.