(Foto: Octacílio Freitas Dias)
Dados atualizados até 11 de janeiro mostram que proprietários de 5.073 veículos de Dois Irmãos já quitaram seu IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O valor arrecadado é de R$ 4.565.501,12. Em Morro Reuter, foi pago o imposto de 1.098 veículos, num total de R$ 911.405,26. Vale lembrar que 50% do valor fica com o Governo do Estado e 50% vai para o município que consta na placa.
O pagamento integral antecipado ainda pode ser feito em janeiro, com descontos de até 22,40%. Para o desconto máximo é preciso levar em conta o benefício de 3% pela antecipação, além dos descontos de Bom Motorista (15% para três anos sem infrações de trânsito) e Bom Cidadão (5% para quem tiver 150 notas fiscais ou mais com CPF). O tributo pode ser quitado em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. É possível também fazer o pagamento nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil (no BB, o pagamento é somente para clientes). A taxa de licenciamento e as multas podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o IPVA, o proprietário precisa apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.
Outra possibilidade de pagamento do IPVA é o parcelamento em três vezes com desconto. Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 29 de janeiro, com 3% de desconto. As próximas duas serão em fevereiro, até dia 26 com redução de 2%, e março, até dia 31 com desconto de 1%. O último prazo de pagamento, conforme o final da placa, é ao longo do mês de abril.
DOIS IRMÃOS
Veículos tributados: 13.054
Valor previsto para 2021: R$ 11.334.658,37
Veículos pagos até 11/01: 5.073
Valor já arrecadado: R$ 4.565.501,12
MORRO REUTER
Veículos tributados: 2.654
Valor previsto para 2021: R$ 2.167.245,76
Veículos pagos até 11/01: 1.098
Valor já arrecadado: R$ 911.405,26
* 50% do valor fica com o Governo do Estado e 50% vai para o município onde o veículo está emplacado