Brazilian Footwear by Joor deve gerar US$ 637 mil em negócios

13/02/2023
Fonte: Abicalçados

Fonte: Abicalçados

A participação de seis marcas brasileiras na maior plataforma de negócios de moda B2B (business to business) do mundo, entre junho de 2022 e janeiro deste ano, deve gerar mais de US$ 637 mil. O dado está no relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), entidade que promoveu a participação por meio do Brazilian Footwear, programa mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Com 355 mil compradores de 150 países cadastrados, a maior parte deles dos Estados Unidos, a Joor – joor.com – vem ao encontro de uma tendência crescente de digitalização do mercado. “As plataformas digitais são vistas, pela indústria e pelos compradores, como uma forma complementar dos negócios no ambiente físico. É um movimento que deve seguir crescendo”, comenta Carla Giordani, analista de Promoção Comercial da Abicalçados. Segundo ela, no total, a edição gerou 102 contatos, 80 deles inéditos, com compradores internacionais. “A maior parte dos compradores eram dos Estados Unidos, mas as marcas brasileiras também reportaram contatos com importadores do Japão, Itália, Espanha, Austrália, Canadá, Uruguai e Chipre”, informa a analista.

 

Mercado

A participação, que permite a comercialização de calçados pela própria plataforma, aconteceu em um momento de recuperação das exportações do setor. No ano passado, conforme dados da Abicalçados, foram exportados 141,9 milhões de pares, que geraram US$ 1,3 bilhão em divisas, números superiores tanto em volume (+14,8%) quanto em receita (+45,5%) em relação aos registrados em 2021, e o melhor registro em 12 anos.

Principal destino do calçado brasileiro no exterior, os Estados Unidos importaram 17,84 milhões de pares no último ano, gerando US$ 334,6 milhões em divisas para os calçadistas brasileiros. Os resultados são superiores tanto em volume (+17,7%) quanto em receita (+46,4%) em relação a 2021. Participaram do Brazilian Footwear by Joor as marcas Tnin Shoes, PG4, Pegada, Paula Torres, Pampili e Salts.


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