(Foto: Divulgação / PMDI)
Agentes de endemias da Vigilância em Saúde de Dois Irmãos divulgaram alerta para a grande quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti encontrados no município. Nas visitas domiciliares realizadas diariamente, os agentes estão encontrando muitos focos de larvas e a maioria das amostras é do mosquito Aedes aegypti.
Na última segunda-feira (8), eles registraram em imagem um destes focos, que foi encontrado em baldes largados em um pátio, que estava com água da chuva e com larvas do Aedes. A chefe da Vigilância em Saúde de Dois Irmãos, Ednaloi Monteiro Costa, revela preocupação com a situação, e lembra que, sem a participação da população, é impossível eliminar todos os focos de proliferação do mosquito. “Precisamos que a população faça sua parte e elimine tudo que possa acumular água em suas casas e nos pátios”, apela.
A Vigilância em Saúde reforça que apenas 10 minutos semanais são suficientes para inspecionar os pátios e casas e eliminar os focos. “Sempre após as chuvas é necessário revisar e eliminar a água parada”, acrescenta Ednaloi.
A Campanha 10 minutos contra a Dengue propõe o seguinte:
– Revise seu quintal duas vezes por semana, o que pode levar apenas 10 minutos;
– Elimine ou jateie as bromélias com um jato de água forte duas vezes por semana;
– Fure os vasos e elimine os pratinhos dos vasos;
– Coloque tela milimétrica em cisternas, bombonas e ralos que ficam com água;
– Mantenha a piscina clorada e limpa;
– Mantenha a calha limpa;
– Cuidado com o lixo, entulhos e pneus;
– Use repelente contra insetos.