Semana terá ao menos três dias de chuva e queda na temperatura no RS

13/05/2024
Fonte: GZH / Foto: Pixabay

Fonte: GZH / Foto: Pixabay

A instabilidade deve seguir predominando em grande parte do Rio Grande do Sul no decorrer da semana. Até sexta-feira (17), serão pelo menos três dias de chuva, sendo que os maiores acumulados estão previstos já para segunda (13). De acordo com meteorologistas, a temperatura também continuará caindo, com possibilidade de geada em algumas regiões e mínimas de 2°C e 3°C.

Há dois alertas de perigo para chuva intensa (um amarelo e um laranja), válidos até as 18h desta segunda. O laranja indica risco de chuva entre 50 e 100 milímetros por dia e de ventos de até 100 km/h na serra gaúcha e nas áreas noroeste, nordeste, central e metropolitana do Estado, além de parte de Santa Catarina. Já o amarelo sinaliza possibilidade de precipitação menos intensa (até 50 milímetros por dia) e de rajadas de até 60 km/h no Centro, no Sudeste, no Noroeste, no Sudoeste e em parte da Região Metropolitana. A média histórica de chuva para todo o mês de maio no RS varia de 140 a 180 milímetros, por isso, a possibilidade de chegar a 100 milímetros em um dia é preocupante.

Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo, explica que essa chuva é resultado da combinação de uma área de baixa pressão com a umidade trazida do norte do Brasil, que potencializa a instabilidade. Entretanto, ressalta que os acumulados não devem ser tão expressivos (acima de 100 milímetros) como aqueles registrados recentemente – o problema é que qualquer quantidade de água pode trazer riscos, já que aumenta ainda mais o nível dos rios e a possibilidade de deslizamento de terra.

Na terça-feira (14), o tempo fica firme na maior parte do Rio Grande do Sul – a exceção fica por conta da divisa com Santa Catarina, onde ainda pode ter chuva fraca e pontual. Isso ocorre por conta da chegada de uma passa de ar polar, que também fará a temperatura cair em outras regiões, havendo possibilidade de geada na Fronteira Oeste e na Campanha. Em Bagé, a mínima prevista é de 2°C e, a máxima, de 13°C. Em Uruguaiana, os termômetros variam entre 4°C e 15°C, e, em Passo Fundo, entre 6°C e 13°C. Em Dois Irmãos, a temperatura ficará entre 9°C e 14°C.

O tempo firme deve se estender até quarta-feira (15). Conforme Patrícia, o ar frio vai subindo, causando uma queda ainda maior na temperatura das regiões ao norte do Estado. Há chance de geada na Campanha e na Serra, além de nevoeiro em Porto Alegre pela manhã. A mínima em Dois Irmãos cai para 6°C.

 

Retorno da chuva

O céu nublado e a condição para pancadas de chuva retornam na quinta-feira (16). A precipitação poderá ser mais forte nas regiões próximas à Serra, Missões e Litoral Norte. Na sexta, a chuva deve se espalhar por todo o RS com mais intensidade. Estão previstos volumes de 20 a 40 milímetros para municípios do Centro e da metade Norte. No Sul, na Campanha e na Fronteira Oeste, deve ser mais fraco.

O meteorologista do Inmet Marcelo Schneider destaca que essa chuva não deve durar muito tempo, já se deslocando para o Paraná entre a tarde e a noite de sexta:

– Em princípio, o (próximo) final de semana começa com um tempo bom, só tem alguma instabilidade no domingo (19). E aí na semana que vem vai começar um outro tipo de inverno, provavelmente com as chuvas passando mais rapidamente por aqui. E essa situação só deve se firmar quando a gente tiver uma massa de ar frio mais forte do que essa que vai vir nesta semana.

 

Próximos dias – Dois Irmãos

– Terça, dia 14: Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. 9°C / 14°C

– Quarta, dia 15: Sol com algumas nuvens. Não chove. 6°C / 14°C

– Quinta, dia 16: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 6°C / 15°C

– Sexta, dia 17: Chuvoso durante o dia e à noite. 10°C / 13°C


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

POR ONDE ANDA?

POR ONDE ANDA?

Alan Caldas   08/05/2024

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela