Domingo tem show com Pirisca Grecco y la Comparsa Elétrica

13/06/2019
(Foto: Tiago Benedetti)

(Foto: Tiago Benedetti)

O Espaço Cultural Antiga Matriz terá show de música regional neste domingo (16), às 18h, com Pirisca Grecco y la Comparsa Elétrica. A realização é da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos e a entrada é franca. O evento tem patrocínio máster de Calçados Wirth, patrocínio de Sicredi e apoio da prefeitura municipal de Dois Irmãos.
Pirisca Grecco nasceu em 1971, junto com a Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana, fronteira com Argentina e Uruguai. Professor e aprendiz da ciência da música, há 25 anos ele se dedica a fazer arte, contribuindo com o cancioneiro gaúcho através do seu trabalho autoral. Tem destacada participação nos Festivais de Música e Cinema do Sul do Brasil. Tem oito álbuns lançados e conquistou oito prêmios Açorianos, incluindo DVD do Ano 2016. Com carteira de identidade gaúcha e passaporte para rodar o mundo, seu canto atravessou dois oceanos e ecoou por quatro continentes. Em 2017, o artista foi agraciado com o Troféu Vítor Matheus Teixeira como Compositor do Ano.


Comparsa Elétrica
Em um momento de maturidade artística e comprometimento com o dom, a Comparsa Elétrica quer espalhar buena onda e criar um ambiente onde todos se sintam bem-vindos. 
De coração aberto, a banda chega plantando uma semente de paz e de amor, de respeito e de renovação, disposta a somar na diversidade humana e artística que a América Latina abriga. Pirisca Grecco (guitarra y voz), Texo Cabral (flauta), Paulinho Goulart (acordeom), Duca Duarte (baixo y vocal) e Rafa Bisogno (bateria), com trajetórias individuais de destaque, são cúmplices da mesma causa e somam forças e talento para dar vida à Comparsa Elétrica. A Comparsa pretende manter acesa a chama da cultura regional e também promover uma Evolução Farroupilha, com origem gaúcha e mate cevado para rodar o mundo todo.


#PorqueSomosComparsa
Vem do Velho Oeste do Rio Grande do Sul - berço da lã e da ovinocultura, fronteira com Argentina y Uruguai, terra da Califórnia da Canção - este sotaque Pampeano, com Identidade Gaúcha e passaporte para percorrer o mundo.
De lá, o cantautor Pirisca Grecco y a Comparsa Elétrica já sobrevoaram oceanos e fincaram pé nos cinco continentes, com sua arte genuína e os frutos oriundos da Terra Gaúcha na bagagem, intercambiando culturas regionais. Assim como antigamente, quando as Comparsas de Esquila recorriam às estâncias com seu trabalho árduo e transformador, a Comparsa Elétrica pretende, hoje, causar uma transformação pelos galpões e salas que visita, levando sua Arte, Amizade, Paz e Amor. “Estar com a Comparsa Elétrica é o que me permite a excelência, o que me permite ser irretocável. Nós temos uma banda formada por seres humanos, pessoas de carne e osso, com sentimento. Estar junto e fazer um som juntos nos garante a excelência; é o momento em que a gente é impecável, que a gente não sente dor. E que a gente transcende a coisa humana, a vida real”, diz Pirisca Grecco.


O FILME
Comparsa Elétrica – O filme, mais recente trabalho do grupo, contempla as obras musicais mais importantes da carreira de Pirisca Grecco, em seus mais de 20 anos de trajetória, dez deles ao lado da Comparsa Elétrica. O coreto da Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, no florir da primavera foi o cenário vivo para este registro que traz, além de profundos depoimentos dos comparsas, uma estética sonora construída a muitas mãos, em uma performance irretocável, gravada inteiramente ao vivo. 
O resultado é um trabalho universal, livre de categorias, apresentado de modo coeso e lírico, por meio da fusão de diversos sotaques musicais. O trabalho foi recentemente reconhecido pelo júri do Prêmio Açorianos de 2016 como o DVD do Ano.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela