“Dois Irmãos chega aos 62 anos em pleno desenvolvimento”, diz prefeito Jerri

13/09/2021
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

O prefeito Jerri Meneghetti (PP) está iniciando apenas seu nono mês à frente da administração municipal de Dois Irmãos. No entanto, carrega a experiência de oito anos como vice-prefeito, além do período como vereador. Em entrevista ao caderno especial do Jornal Dois Irmãos, Jerri falou sobre o momento vivido por Dois Irmãos e o que ainda está por vir.

 

Como analisa Dois Irmãos aos 62 anos de emancipação?

Prefeito Jerri – Dois Irmãos chega aos 62 anos em pleno desenvolvimento. Estamos com uma forte retomada econômica, com grande absorção de mão de obra, a pleno emprego. Nosso município é destaque em diversas áreas, sendo reconhecido como um dos melhores municípios do país em qualidade de vida, como um dos melhores municípios do país para se empreender, como o primeiro em desenvolvimento sustentável do nosso Estado, além de reconhecimentos com outros índices de gestão municipal e sendo contemplado com premiações pelo desenvolvimento de ações e projetos inovadores com aplicação de tecnologia na administração pública.

Todo esse contexto positivo a respeito da imagem do nosso município contribui para a migração, com consequente aumento populacional. O nosso desafio na administração é acompanhar esse crescimento de forma ordenada mantendo a qualidade de vida e dos serviços públicos disponibilizados pelo município. Muitos podem, equivocadamente, imaginar que um morador a mais é proporcionalmente igual ao aumento na arrecadação. No entanto, o valor que uma família inteira contribui com o seu IPTU, por exemplo, não é suficiente para pagar o valor que se investe na educação infantil de uma criança entre 0 e 4 anos por mais que dois, três meses. Sem falar nos demais serviços como a limpeza pública, destinação do lixo, manutenção da Usina de Reciclagem, manutenção de toda a área da educação até o 9º ano de ensino fundamental, transporte escolar, toda a estrutura da saúde e tantos demais serviços oferecidos, todos com valor de custeio bastante expressivo.

Por isso que um dos nossos principais compromissos é com o fortalecimento da economia, com empreendimentos prosperando e gerando outras receitas para os cofres públicos, além de emprego e renda para toda a população. Também somos cientes de que nem tudo funciona tão bem, portanto nosso desafio em otimizar os serviços públicos, melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

 

Quais as dificuldades enfrentadas nestes quase dois anos de pandemia?

Prefeito Jerri – Foram muitas! No pico da pandemia ocorrido este ano, foi necessária uma rápida ampliação de atendimento no nosso hospital, que passou de 9 leitos clínicos destinados ao atendimento Covid para uma demanda que chegou a 35 pacientes em determinado momento. Além disso, foi necessária uma dedicação extraordinária para atendimento de todos esses pacientes e, ainda, lidar com a situação da total ausência de leitos de UTI, o que levou a mantermos diversos pacientes internados com suporte ventilatório, inclusive entubados, com serviço muito semelhante ao prestado nas UTIs. Devido a isso, é muito importante destacar e agradecer a todo o empenho da nossa equipe de saúde do município, a toda a equipe do nosso Hospital São José, que é administrado pelo IB Saúde.

A vacinação contra a Covid-19, que iniciou em janeiro, em condições normais seria motivo de muita tranquilidade, mas acabou sendo um grande desafio em meio a piora da pandemia, sendo necessário desdobrar equipes e esforço extra até mesmo de outras áreas, além da saúde. Outro desafio importante, embora já estivesse sendo bem conduzido desde o ano passado, foi com relação a educação, ao ensino híbrido e, mais recentemente, a volta às aulas presenciais de forma gradativa.

Flexibilizamos as restrições das atividades econômicas até o limite permitido pelo Estado, oferecemos toda a gama de medicamentos indicados para tratamento da Covid-19, até mesmo aqueles considerados como tratamento precoce, mas deixamos os médicos escolherem suas condutas, de acordo com seus conhecimentos e convicções. Procuramos restringir aglomerações em espaços públicos nos momentos mais críticos e deixar o comércio e serviços atuarem até onde foi possível. Para aqueles estabelecimentos mais prejudicados, lançamos um pacote de auxílios, evitando a perda de muitos empregos. Utilizamos todos os recursos possíveis para tentar fazer com que saúde e economia pudessem andar juntas, pois entendemos que, do contrário, teríamos consequências mais graves. Com o avanço da vacinação, temos excelentes perspectivas, mas sem deixar de tomar os devidos cuidados e seguir monitorando com máxima atenção o comportamento da pandemia.

 

Em que áreas e aspectos o município ainda pode evoluir?

Prefeito Jerri – Em comparação a maioria dos municípios brasileiros, estamos muito bem. No entanto, em todas as áreas, sempre há possibilidade de evoluir. No setor econômico, temos diversificado muito nos últimos anos, mas acreditamos que ainda temos um potencial no segmento turístico que pode ser mais explorado – e estamos trabalhando nisso. No segmento de tecnologia e inovação estamos dando os primeiros passos, pois há um caminho a ser percorrido e acreditamos que, para um futuro promissor, teremos que estar com uma base consolidada nesta área. Na área de saúde temos uma ótima estrutura, conquistada nestes últimos anos, mas precisamos evoluir no sentido de tornar os serviços oferecidos mais humanizados e resolutivos para a população. Temos desafios a serem superados na área de infraestrutura e mobilidade urbana, com projetos em andamento. Somos um povo que ama nossa cidade e, com ajuda de todos, tenho certeza que vamos avançar em todos os sentidos e evoluir em tudo que for necessário.

 

Por que é bom morar em Dois Irmãos?

Prefeito Jerri – Acredito que alguns fatores nos tornam um município diferenciado dos demais. A colonização alemã ocorrida há quase 200 anos com a ocupação, ao longo do tempo, de pessoas das mais diferentes regiões nos tornou um povo multiétnico, com a adoção das mais diversas culturas, mas nossas raízes são mantidas muito bem definidas, alicerçadas nessa história quase bicentenária que a imigração germânica nos proporcionou.  Nossa cultura e nossas tradições preservadas, as raízes muito bem definidas, a mistura de raças e culturas nos faz evoluir enquanto sociedade, mantivemos as características de um povo ordeiro, trabalhador, voluntário e cooperativo. Nossas belezas naturais, o acolhimento e o sentimento de pertencimento que temos da nossa cidade, tudo isso torna Dois Irmãos um lugar tão bom de se viver.

 

Como o senhor imagina a cidade de Dois Irmãos daqui a 10 anos?

Prefeito Jerri – Imagino que, apesar de um certo crescimento, teremos Dois Irmãos da forma como ela está, com qualidade de vida, ares interioranos, cultura e tradições preservadas. Destacada pela sua modernização, pelo nosso Natal dos Anjos e pelos nossos atrativos como a Rota Colonial e a nossa gastronomia. Precisamos da união de todos para atingir mais uma década de crescimento sustentável, equilibrado, evoluindo nas diversas áreas.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela