Liga Feminina de Combate ao Câncer reforça importância de exames preventivos

13/10/2021
Voluntárias reforçam importância dos exames preventivos. Na foto, parte do grupo, que é formado atualmente por 22 pessoas

Voluntárias reforçam importância dos exames preventivos. Na foto, parte do grupo, que é formado atualmente por 22 pessoas

Entidade dedicada a acolher e ajudar pacientes com câncer, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos também se dedica a ações preventivas durante todo o ano. Elas são intensificadas durante os meses do Outubro Rosa e Novembro Azul, movimentos que chamam a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata.

De acordo com a entidade, as campanhas são essenciais para a qualidade de vida da população. “Elas auxiliam diretamente na conscientização das pessoas acerca dos dois principais tipos de câncer, contribuindo para que homens e mulheres saibam como se prevenir contra essas doenças”, reforça a Liga, que atualmente atende 90 pacientes de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Destes, 36 foram diagnosticados com câncer de mama e 10 pacientes com câncer de próstata.

Há mais de 15 anos trabalhando em prol da saúde no município, a Liga reforça a importância dos exames de rotina e também a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ou um médico de confiança caso a pessoa perceba qualquer anormalidade. A entidade chama principalmente a atenção do público masculino. “Conscientizar os homens, que são os mais resistentes aos exames preventivos, é um passo fundamental para aumentar o rastreio desse tipo de problema. Assim, é possível tratá-lo com muito mais eficácia, permitindo, também, uma vida completamente saudável para o paciente”, destaca a entidade.

Conforme números divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que no Brasil ocorrerão 625 mil casos novos de câncer em 2021.

 

Ações do Outubro Rosa e Novembro Azul

Em razão da pandemia, as ações do Outubro Rosa e Novembro Azul precisaram ser repensadas. Uma das que vem ocorrendo é a venda de máscaras e camisetas alusivas às campanhas. A máscara é R$ 10 e a camiseta, R$ 30. Elas podem ser adquiridas na sede da entidade, que fica na rua Gramado, no Centro, bem próximo da prefeitura. O atendimento é nas terças e sextas-feiras, das 14h às 17h30. Todo o recurso arrecadado é destinado ao atendimento dos pacientes.

Além disso, também foi realizada a iluminação especial da sede e está prevista a distribuição de material informativo sobre o câncer.

 

Doações

Atualmente, a Liga distribui 22 cestas básicas mensais a pacientes. Para isso, conta com a colaboração da comunidade, através da doação de alimentos não-perecíveis. Quem quiser doar, basta entregar os itens na sede, onde os mesmos são conferidos e organizados por voluntárias. Além de alimentos, a entidade também aceita doação de latinhas, lacres e tampinhas de plástico. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3564-5622 e 99592-4385.

 

Brechó Beneficente

No município, há diversos grupos que apoiam a Liga, entre eles o Departamento de Sevas da Comunidade Evangélica Luterana, que realiza um Brechó Beneficente em prol da entidade. Ele ocorre todas as sextas-feiras, das 13h às 18h, na Av. São Miguel, 1465, no Centro. Vale a pena conferir!


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela