Aldeia de Natal Indígena celebra a integração com os povos originários

13/11/2024
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

A prefeitura de Dois Irmãos informou que a proposta de criação de uma Aldeia de Natal Indígena saiu do papel e começa a virar realidade no 29º Natal dos Anjos. Criando um espaço exclusivo, decorado e integrado oficialmente ao evento, a aldeia ficará no Caminho de Pedestres José Kreuz, entre a Praça de Natal (Praça do Imigrante), o Palco Móvel (Avenida São Miguel) e o Largo de Natal (Largo Felippe Seger Sobrinho).

Na última sexta-feira (8), o prefeito Jerri Meneghetti e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá, acompanharam o trabalho de instalação e decoração das barraquinhas nos estandes da Aldeia de Natal Indígena. Na ocasião, prefeito e secretário conversaram com o Cacique da Aldeia Kaingang Por Fi Gá, Elton Luiz Nascimento, que esteve no local acompanhado de outros indígenas da comunidade Por Fi Ga, localizada em São Leopoldo.

– Segundo o cacique Elton Nascimento, a aldeia do Natal dos Anjos vai contar com 18 a 20 bancas. Ele fez questão de agradecer a iniciativa da criação do espaço, destacando que vai ficar muito bom, muito bonita a Aldeia de Natal Indígena. O cacique também adiantou que os Por Fi Gá estão preparando uma dança para apresentar no Largo de Natal, em data a ser definida pela organização do evento – destacou a nota divulgada pela administração.

De acordo com o prefeito Jerri, o objetivo é organizar os espaços de circulação no perímetro do Natal dos Anjos, protegendo o comércio local e contribuindo para a participação dos indígenas, já tradicional no evento. Maicá acrescentou que a iniciativa é inovadora e foi construída pela administração, Conselho Municipal de Turismo e voluntárias do Natal dos Anjos, com design da artista plástica Ana Kuhn. O secretário também informou que não será permitida a instalação de bancas em outros locais durante o Natal dos Anjos.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela