(Foto: Divulgação / PMMR)
Alunos do 6º ao 9º ano da escola municipal Edvino Bervian, de Morro Reuter, participaram em setembro da primeira edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef), uma competição organizada pela Secretaria do Tesouro Nacional e a B3 – Bolsa do Brasil, com o apoio do Ministério da Educação e a organização da UpMat Educacional.
O evento, que visa fortalecer o ensino de educação financeira em escolas de todo o Brasil, teve seus resultados divulgados na última semana. Sob a iniciativa e orientação da professora de Matemática Lenize Rodrigues Ritter, os alunos se destacaram na competição, obtendo diversas medalhas e menções de mérito (ver abaixo).
Para se prepararem para o exame, os estudantes participaram de quatro encontros conduzidos pela professora Lenize fora do horário regular de aulas. Esse esforço adicional refletiu o compromisso dos estudantes e da escola em promover uma educação diferenciada e de qualidade. “É muito gratificante ver alunos de escola pública se dedicando aos estudos, conquistando medalhas e tendo oportunidades de realizar sonhos através da Matemática”, comentou ela. Além dos estudantes, quatro professores da escola participaram das formações da Olitef, uma exigência do programa.
Para o diretor, Márcio Malgarin, estas experiências são fundamentais. “Toda forma de conhecimento agregada ao ensino da escola é uma oportunidade de crescimento pessoal. Desafios fazem parte do processo de aprendizagem. Assim nós também testamos os conhecimentos dos estudantes, motivando e incentivando para que continuem se esforçando nos estudos”, declarou ele. Após esta etapa e com os destaques alcançados, a escola, seus docentes, alunos e direção concorrerão a prêmios em dinheiro adicionais, por meio de sorteio.
DESTAQUES DA EDVINO
– Medalha de Ouro: Alekssandra Selva, Esthefany Bianca de Almeida e Rafaela Wilwert.
– Medalha de Prata: Alice Zwirtes e Ezequiel Robinson de Azevedo.
– Medalha de Bronze: Ana Claudia Schafer e Kayla Bianca Albrecht Klock.
– Menção de Mérito: Carmela da Rocha.