Projeto sobre plano de carreira do magistério é retirado da Câmara

13/12/2023
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

O prefeito Jerri Meneghetti solicitou à Câmara de Vereadores a retirada do projeto de Lei 132/2023, que dispõe sobre a reestruturação e gestão do Plano de Carreira dos profissionais do magistério público de Dois Irmãos. Na segunda-feira (11), preocupados com a situação, professores lotaram o Poder Legislativo. O Sindicato dos Servidores Públicos também pediu a retirada do documento da pauta.

O assunto repercutiu durante a sessão.

– Eles estão reivindicando o direito deles. Aqueles que merecem mesmo não são bem remunerados, a verdade é essa. Parece que querem tirar os direitos dos professores, isso é lamentável. Ainda bem que o prefeito retirou o projeto – afirmou Paulino Renz (PDT).

Ederson Bueno (MDB) disse que entende a preocupação da categoria.

– Tenho acompanhado de perto a situação e, de minha parte, podem contar com os nossos esforços. O projeto foi retirado, a pedido do prefeito, para que possa melhorar o texto e possa estar atendendo algumas das exigências que estão sendo feitas. Existe uma comissão interna, e algumas das decisões que a comissão havia tomado não estavam de acordo com o texto que foi construído – observou.

Sheila da Silva (PT) lembrou que o projeto chegou aos vereadores na última sexta-feira (8).

– Percebi que em alguns pontos estava em discordância com o plano apresentado pela comissão e pela subcomissão. Foram muitas horas de trabalho, e a comissão entregou à administração o plano de carreira em dezembro de 2022. Os professores receberam retorno na última semana de novembro de 2023, e esse plano então foi discutido na terça passada e chegou aos vereadores na sexta. Espero que agora ele retorne com os ajustes adequados para que não gere mais angústias e insegurança, e para que seja respeitado esse trabalho da comissão e subcomissão. Não se tratam de melhorias, mas de preservar os direitos que hoje eles já têm – declarou a vereadora.

Elony Nyland (MDB) comentou que o prefeito analisará melhor o tema.

– Ele vai, com certeza, debater o assunto e dar o possível e o impossível para os professores. O professor merece realmente ser mais valorizado neste país.

No espaço de líder, Sheila voltou à tribuna para destacar as preocupações da categoria:

– São três pontos, em especial, que dizem respeito a horas formação, atualização de valores de promoção por merecimento e, me parece que neste PL 132 que foi retirado, também tinha uma perda de garantia de anuênios. Todos esses três pontos hoje estão em vigor, eles existem, e neste PL 132 estão sendo piorados. É um projeto extenso, a gente precisa se apropriar da leitura, e não é uma leitura dinâmica – ponderou a parlamentar.

 

Votação deve ficar para 2024

Procurado pela redação do JDI, o prefeito Jerri informou que nesta terça (12) já houve uma reunião com a comissão que representa a classe para o esclarecimento de dúvidas. A votação, no entanto, deve ficar para o próximo ano.

– Gostaríamos de iniciar o ano com o novo Plano de Carreira aprovado para poder organizar os quadros profissionais do próximo ano letivo de acordo com a necessidade de cada escola.  Mas agora não temos mais essa urgência, tendo em vista que já vamos iniciar essa organização considerando a legislação atual. Portanto, podemos até enviar para a Câmara, mas a votação pode ficar para 2024 – comentou o chefe do Poder Executivo.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

Eleitores do prefeito Jerri Meneghetti comemoraram sua reeleição no último domingo (6)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela