Luísa, Nathália, Fernanda, Manuela e Willian formam no novo grêmio estudantil
No último dia 8, durante a hora cívica, a escola municipal Albano Hansen (Travessão) elegeu o grêmio estudantil para o ano de 2022. Foram três chapas concorrendo, com estudantes do 6° ao 9° ano. A chapa vencedora foi eleita pela maior quantidade de votos e é representada pelos alunos Luísa Noss, Nathália Emanuelly Schiefelbein, Fernanda Bickel Weber, Manuela Johann Fleck e Willian Gabriel Boone Pinheiro.
A partir da eleição, a chapa vencedora terá que comparecer na reunião do conselho de classe, que acontece no contraturno uma vez ao mês, para debater sobre os projetos que os alunos têm de demanda para a escola. Além disso, cada classe tem dois representantes de turma que participam da reunião. Para a técnica de apoio pedagógico Tanise da Costa Pereira, o grêmio estudantil é um incentivo à democracia. “Eles levam o aprendizado desse processo democrático para a vida deles. Isso ensina a respeitar a opinião do outro, a fazer uma escolha consciente para um grêmio que vai representar eles o ano todo”, disse ela.
As alunas Daniele de Oliveira Bólico e Sophia Lima dos Santos Batista são do 9° ano e participam ativamente na eleição do grêmio, pois fazem parte da comissão eleitoral, auxiliando na organização dos projetos. Para elas, é essencial os alunos poderem ter a sua própria opinião e votar em quem os representa. Já na opinião de Tanise, o fato dos alunos participarem ativamente da criação das regras, projetos e ações da escola faz com que eles se tornem mais comprometidos e engajados com a instituição.