Fepam libera Licença Ambiental Prévia e Mahindra FICARÁ em Dois Irmãos

14/05/2025
Encontro entre representantes da Fepam, empresa e prefeitura

Encontro entre representantes da Fepam, empresa e prefeitura

O assunto vinha sendo tratado sigilosamente, para não criar falsa expectativa. Nesta quarta-feira (14), porém, foi confirmado: saiu a licença ambiental prévia para o novo local em que a empresa indiana Mahindra vai construir sua fábrica de tratores. E é em Dois Irmãos.

A empresa iria para Araricá, mas não teve autorização ambiental lá. O terreno não era propício. A prefeitura de Dois Irmãos se agilizou e foi conseguido um terreno em condições para receber a construção onde se instalará a fábrica da Mahindra. Será na divisa da Colônia Japonesa, em uma área de 9 hectares adquiridos de duas famílias de Dois Irmãos.

A notícia foi dada nesta quarta pelo prefeito Jerri Meneghetti. Segundo o prefeito, a empresa pretende produzir em Dois Irmãos 8 mil tratores por mês, para atender a mercados da América do Sul. O início da obra deve ocorrer ainda em 2025. A previsão é de que o investimento da Mahindra chegue a R$ 100 milhões, com geração inicial de 150 empregos.

Fundada em 1945, a Mahindra era inicialmente uma empresa de aço, em Mumbai, na Índia. Hoje, atua em diversos segmentos da indústria, que vão da construção ao agronegócio, passando pela aeroespacial. Só das fábricas indianas, ela comercializa 250 mil tratores por ano.

 

SAIBA MAIS – Fonte: Fepam

– A Licença Prévia é a primeira etapa do processo de licenciamento ambiental e atesta a viabilidade ambiental do empreendimento em determinada localização. Com ela, a Mahindra poderá dar andamento aos projetos de engenharia e iniciar os trâmites para obter a Licença de Instalação, que autoriza o início das obras.

– A estrutura contará com setores de montagem, lavagem, pintura, secagem, testes e expedição dos tratores. Estão incluídos equipamentos como pontes rolantes, talhas, empilhadeiras, dinamômetro e sistemas de pintura com controle de emissões atmosféricas.

– A água utilizada virá da rede pública, com consumo previsto de 112 m³ por dia, e os efluentes industriais e sanitários passarão por tratamento completo antes do lançamento, conforme normas ambientais. Os resíduos sólidos serão separados, tratados e descartados de forma adequada, incluindo itens contaminados e resíduos industriais.

– A Licença Prévia é válida até maio de 2030.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela