(Foto: Divulgação)
O Projeto Hidroginástica, desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Dois Irmãos, movimenta mais de 300 idosos com aulas nas academias Nativa e Vidativa. Do total de vagas, 300 são exclusivas para grupos de terceira idade (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos), até 10 vagas são destinadas a pessoas com necessidades especiais e até 30, para pessoas com recomendação médica.
Em vídeo divulgado nesta semana nas redes sociais do município, profissionais e participantes do projeto falaram sobre as vantagens e benefícios da hidroginástica.
– A água é o remédio para mim. Eu tinha problema de circulação em uma perna, andava ‘rengueando’. Sumiu tudo! A hidro tem sido maravilhosa para a minha saúde. Tenho 89 anos e quero ver se vou até os 120 – diz a bem humorada Nessi Figueira Rosado.
Segundo Vanderlei Hennemann, professor da Vidativa, durante as aulas são realizados trabalhos de resistência, força, agilidade e equilíbrio.
– E junto com todos esses trabalhos de valências físicas, a gente ainda consegue fazer um trabalho social. Eles se encontram, se divertem, criam novos círculos de amizade, o que acaba tornando a vida deles muito mais prazerosa. Deixam de lado o sedentarismo, a depressão, fatores que infelizmente acabam vindo com a terceira idade. Percebo a cada ano que passa que eles se tornam mais ativos, e na terceira idade, quanto mais ativo você for, melhor a sua qualidade de vida – comenta.
Os profissionais que trabalham com a terceira idade também saem ganhando.
– Estou adorando cada amizade, cada carinho que recebo. A gente também passa pra eles o nosso amor, o nosso respeito. Trabalhamos a flexibilidade e a reabilitação de muitos, adaptando as aulas conforme cada aluno – explica a professora Bianca Birk, da Nativa.
Para Ari Oliveira Mendes, a hidroginástica traz muitos benefícios.
– Estou muito mais ativo – diz ele.