10 de Setembro e Affonso Wolf ficam entre as 5 melhores escolas da região

14/07/2020
Escolas se destacaram na área da 2ª Coordenadoria Regional da Educação

Escolas se destacaram na área da 2ª Coordenadoria Regional da Educação

Quase 4 milhões de brasileiros fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. As notas foram publicadas no dia 1º de julho, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e trouxeram boas notícias ao Rio Grande do Sul, e de maneira especial a Dois Irmãos.   
A rede estadual do RS ficou em 1º lugar no ranking do Enem, ao conquistar o melhor nível de proficiência do país nos quesitos de Redação e Prova Objetiva. E duas escolas de Dois Irmãos, 10 de Setembro e Affonso Wolf, também se destacaram neste processo, garantindo lugar entre as cinco melhores escolas da área de abrangência da 2ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), de São Leopoldo. A 2ª CRE abrange 38 cidades e quase 70 instituições de ensino. 
A escola 10 de Setembro, do Centro, conquistou o 2º lugar na região, ficando atrás apenas da Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. A nível estadual, o 10 ficou em 15º lugar. Diretora da escola, Andrea Blume destacou que esta é uma conquista coletiva. “Ficamos todos super felizes. É o resultado de um trabalho dos professores, dos alunos, da escola, dos pais que procuraram nossa escola para matricularem seus filhos e aceitam o nosso trabalho, então, é algo coletivo”, diz ela, ressaltando que todos os alunos do 10 foram muito bem no Enem do ano passado.
Segundo Andrea, a classificação também é um incentivo aos estudantes que se preparam para o Enem 2020. “Traz ânimo e confiança, também. Mostra que, às vezes as exigências, as cobranças, os tipos de trabalhos, que muitas vezes nos deixam cansados, tem um motivo. E quando o resultado fica visível, dá ânimo para continuar, para outros fazerem o mesmo caminho, para encontrarem justificativas e motivos para seguir em frente”, diz ela, reforçando que os resultados também refletem de maneira positiva na equipe de professores e direção.


ESFORÇO COLETIVO
A escola Affonso Wolf, do bairro Vale Verde, ficou em 5º lugar na classificação geral da 2ª CRE. A notícia foi muito comemorada pela instituição, que atualmente conta com mais de mil alunos. Vice-diretora da escola, Shirlei Wagner Loeser, também destaca que a conquista é resultado de um esforço coletivo do trabalho do professor e do empenho dos estudantes, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela rede estadual, que vão desde o atraso no pagamento dos salários dos educadores até a garantia de materiais adequados para trabalhar.
Para ela, o destaque da escola no Enem se deve também ao esforço da rede municipal de ensino. “Na Affonso Wolf, precisamos considerar que o resultado é esforço de todo o município, porque recebemos no ensino médio alunos oriundos de todas as escolas da cidade”, diz ela, ressaltando o empenho das escolas dois-irmonenses. “Se o estado do RS alcançou o 1º lugar, é muito pelo trabalho das escolas, porque ainda faltam muitas políticas públicas. Essa nova gestão até parece se preocupar um pouco com formação docente e jornadas pedagógicas, mas ainda está muito aquém da valorização do professor e do espaço escolar, então, esta conquista se deve a um trabalho da educação de Dois Irmãos”, completa, contando que a notícia foi compartilhada com muito orgulho nas redes sociais da escola, justamente para motivar alunos e educadores.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela