RS registra mais 107 mortes por Covid e total de óbitos passa de 32,3 mil

14/07/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

O Rio Grande do Sul confirmou nesta terça-feira (13) mais 107 óbitos em decorrência da Covid-19. Com os novos registros, o Estado registra 32.354 mortes pela doença. A maioria das notificações é de mortes ocorridas em julho, sendo que quatro foram em junho deste ano. A média móvel da última semana é de 70 mortes diárias. Na comparação com a média de duas semanas atrás, quando o índice foi de 93 óbitos, houve uma redução de 25%, representando tendência de queda.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) também registrou 4.585 casos novos de coronavírus no RS. Ao todo, a doença já infectou 1.256.745 pessoas desde o início da pandemia no Estado. Do total de contaminados, 11.166 (0,9%) seguem em acompanhamento médico. O número de recuperados é de 1.213.135 (96,5%). A taxa de letalidade aparente é de 2,6%.

 

Vacinação

O RS já aplicou a primeira dose da vacina contra o coronavírus em 5.405.978 pessoas. O número equivale a 47,5% da população residente do Estado e a 60,3% dos maiores de 18 anos. A porcentagem calculada pelo G1 e pelo consórcio de veículos de imprensa considera como primeira dose as vacinas que precisam de duas aplicações para completar o ciclo vacinal: CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca. Por isso, diverge da taxa divulgada pelo painel da SES.

O governo estadual soma as doses únicas da Janssen em ambos os grupos, gerando duplicidade dos dados: entre aqueles que receberam pelo menos uma dose e no outro com esquema vacinal completo. Ao G1, a SES informou que “é o padrão mais utilizado por governos no Brasil e em outros países”. (Leia nota completa abaixo.)

Em relação àqueles que receberam duas doses das vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca ou a dose única da Janssen, e que estão com o ciclo vacinal completo, o RS soma 2.300.276 imunizados. Esse contingente representa 20,2% da população residente e 25,6% dos maiores de 18 anos.

 

Hospitalização

O Rio Grande do Sul contabiliza 2.606 pacientes internados em 3.415 leitos de terapia intensiva (UTIs). São 1.291 pessoas com coronavírus, 124 com suspeita de Covid e 1.191 com outras doenças. A taxa de ocupação de UTIs é de 76%. Nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a lotação é de 72%. Já na rede privada, 87% das vagas estão ocupadas. Há 1.577 pessoas intubadas, fazendo uso de respiradores em leitos críticos. Fora das UTIs, o Estado registra 1.618 pessoas com coronavírus internadas em leitos clínicos.

 

Nota da SES

No painel vacina.saude.rs.gov.br as doses aplicadas da Janssen aparecem como “Dose única”. A contabilidade da cobertura populacional vacinada considera como “Pelo menos uma dose” a pessoa que iniciou o esquema vacinal com a primeira dose mais as que receberam dose única. A contabilidade de “Esquema vacinal completo” considera as pessoas que receberam as duas doses (nos esquemas onde isso é previsto) mais as que receberam a dose única. Essa apresentação dos dados entre população com “Pelo menos uma dose” e com “Esquema vacinal completo” (ou totalmente vacinadas) é o padrão mais utilizados por governos no Brasil e em outros países.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela