7 dicas de um neurocientista para turbinar a memória

14/07/2022
Fonte: The New York Times

Fonte: The New York Times

Autor de mais de 20 livros sobre a mente, o neurocientista Richard Restak, neurologista e professor clínico no Hospital de Medicina e Saúde da Universidade George Washington, tem décadas de experiência na orientação de pacientes com memória. “O Guia Completo da Memória: A Ciência do Fortalecimento da Mente”, o último livro do neurocientista, formado em inclui ferramentas como exercícios mentais, hábitos de sono e dieta que podem ajudar a melhorar a memória.

No entanto, Restak se aventura além desse território familiar, considerando todas as facetas da memória – como a memória está conectada ao pensamento criativo, o impacto da tecnologia na memória, como a memória molda a identidade.

— O objetivo do livro é superar os problemas cotidianos de memória — explica.

Especialmente a memória de trabalho, que fica entre a memória imediata e a memória de longo prazo, e está ligada à inteligência, concentração e realização. Segundo o pesquisador, esse é o tipo mais crítico de memória, e exercícios para fortalecê-lo devem ser praticados diariamente. Mas reforçar todas as habilidades de memória, acrescentou, é a chave para evitar problemas de memória posteriores.

O declínio da memória não é inevitável com o envelhecimento, argumenta o neurocientista no livro. Em vez disso, ele aponta para 10 “pecados” ou “pedras de tropeço que podem levar a memórias perdidas ou distorcidas”. Sete foram descritos pela primeira vez pelo psicólogo e especialista em memória Daniel Lawrence Schacter – “pecados de omissão”, como distração, e “pecados de comissão”, como memórias distorcidas. A essas, Restak acrescentou três de sua autoria: distorção tecnológica, distração tecnológica e depressão.

— Nós somos o que podemos lembrar — afirma.

Aqui estão algumas dicas do neurocientista para desenvolver e manter uma memória saudável:

 

Preste mais atenção

Alguns lapsos de memória são, na verdade, problemas de atenção, não de memória. Por exemplo, se você esqueceu o nome de alguém que conheceu em um coquetel, pode ser porque estava conversando com várias pessoas no momento e não prestou atenção quando ouviu.

— A desatenção é a maior causa de dificuldades de memória. Significa que você não codificou corretamente a memória — explica o especialista.

Uma maneira de prestar atenção ao aprender novas informações, como um nome, é visualizar a palavra. Ter uma imagem associada à palavra, pode melhorar a lembrança, de acordo com Restak. Por exemplo, ele recentemente teve que memorizar o nome de um médico, Dr. King, (um exemplo fácil, ele reconheceu). Assim, ele imaginou um médico “de jaleco branco com uma coroa na cabeça e um cetro em vez de um estetoscópio na mão”.

 

Encontre desafios de memória diários regulares

Existem muitos exercícios de memória que você pode integrar na vida cotidiana. O neurologista sugere compor uma lista de compras e memorizá-la. Quando você chegar à loja, não retire automaticamente sua lista (ou seu telefone), em vez disso, pegue tudo de acordo com sua memória.

— Tente ver os itens em sua mente e só consulte a lista no final, se necessário. Se você não for à loja, tente memorizar uma receita — sugere.

Ele acrescenta que cozinhar com frequência é realmente uma ótima maneira de melhorar a memória de trabalho.

De vez em quando, entre no carro sem ligar o GPS e tente navegar pelas ruas de memória. Um pequeno estudo de 2020 sugeriu que as pessoas que usaram o GPS com mais frequência ao longo do tempo mostraram um declínio cognitivo mais acentuado na memória espacial três anos depois.

 

Jogue jogos

Jogos como bridge e xadrez são ótimos para a memória, mas um jogo mais simples também, aconselha Restak. Por exemplo, o “jogo de memória de trabalho favorito” do neurologista é composto por 20 perguntas – em que um grupo (ou uma única pessoa) pensa em uma pessoa, lugar ou objeto, e a outra pessoa, o questionador, faz 20 perguntas com um sim ou-sem resposta. Porque o questionador deve manter todas as respostas anteriores na memória, para adivinhar a resposta correta.

Outro dos exercícios de memória testados e comprovados pelo neurologista requer apenas uma caneta e papel ou um gravador de áudio. Primeiro, lembre-se de todos os presidentes dos Estados Unidos, começando com o presidente Biden e voltando, digamos, a Franklin D. Roosevelt, escrevendo-os ou gravando-os. Então, faça o mesmo, de FDR a Biden. Em seguida, cite apenas os presidentes democratas e apenas os republicanos. Por último, nomeie-os em ordem alfabética.

Se preferir, experimente com jogadores do seu time favorito ou com seus autores favoritos. O objetivo é envolver sua memória de trabalho, “mantendo informações e movendo-as em sua mente”, escreveu Restak.

 

Leia mais romances

Um indicador precoce de problemas de memória é desistir da ficção.

— As pessoas, quando começam a ter dificuldades de memória, tendem a mudar para a leitura de não-ficção — afirma.

Ao longo de suas décadas de tratamento de pacientes, o pesquisador notou que a ficção requer um envolvimento ativo com o texto, começando do início e indo até o fim.

— Você precisa se lembrar do que o personagem fez na página 3 quando chegar na página 11 — disse ele.

 

Cuidado com a tecnologia

Entre os três novos pecados da memória de Restak, dois estão associados à tecnologia. O primeiro é o que ele chama de “distorção tecnológica”. Armazenar tudo em seu telefone significa que “você não sabe”, o que pode corroer nossas próprias habilidades mentais.

— Por que se preocupar em focar, concentrar e aplicar esforço para visualizar algo quando uma câmera de celular pode fazer todo o trabalho para você? — questiona.

A segunda maneira pela qual nosso relacionamento com a tecnologia é prejudicial para a memória é porque muitas vezes tira nosso foco da tarefa em mãos.

— Em nossos dias, o maior impedimento da memória é a distração — aponta o neurologista.

Como muitas dessas ferramentas foram projetadas com o objetivo de viciar a pessoa que as usa, e, como resultado, muitas vezes nos distraímos com elas. Hoje em dia, as pessoas podem verificar seus e-mails enquanto assistem à Netflix, conversam com um amigo ou caminham pela rua. Tudo isso impede nossa capacidade de focar no momento presente, que é fundamental para a codificação de memórias.

 

Trabalhe com um profissional de saúde mental, se necessário

Seu humor desempenha um grande papel no que você faz ou não lembra. A depressão, por exemplo, pode diminuir muito a memória.

— Entre as pessoas que são encaminhadas a neurologistas por problemas de memória, uma das maiores causas é a depressão — elucida Restak.

Seu estado emocional afeta o tipo de memórias que você lembra. O hipocampo (ou “centro de entrada de memória”, de acordo com o pesquisador) e a amígdala (a parte do cérebro que gerencia as emoções e o comportamento emocional) estão ligados.

— Então quando você está de mau humor ou deprimido, você tendem a se lembrar de coisas tristes — aponta.

O tratamento da depressão – quimicamente ou por meio de psicoterapia – também costuma restaurar a memória.

 

Entenda se há motivo para preocupação

Ao longo de sua carreira, dezenas de pacientes questionaram a Restak como eles podem melhorar sua memória. Mas nem todos os lapsos de memória são problemáticos. Por exemplo, não lembrar onde você estacionou seu carro em um estacionamento lotado é bastante normal. Esquecer como você chegou ao estacionamento em primeiro lugar, no entanto, indica possíveis problemas de memória.

— Não há uma solução simples para saber o que deve ser motivo de preocupação — muito disso depende do contexto – explica.

Por exemplo, é normal o esquecer o número do quarto do seu hotel, mas não o endereço do seu apartamento. Se você estiver preocupado, é melhor consultar um especialista médico.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela