Rodrigo e Thailer expuseram seu trabalho aos vereadores
Antes da sessão de segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores, dois alunos da escola municipal Arno Nienow (Navegantes) usaram o espaço da tribuna popular para falar sobre acessibilidade em Dois Irmãos. Thailer Wesley da Silva Lima e Rodrigo Expedito Falkoski se pronunciaram sobre um projeto de pesquisa apresentado por eles na 2ª MOPPAN – Mostra de Projetos de Pesquisa Arno Nienow, que aborda a questão da acessibilidade para cadeirantes.
Na solicitação do espaço ao Poder Legislativo, a técnica de apoio pedagógico Magda Raquel Glienke Benati destacou a importância da iniciativa:
- O presente trabalho dos alunos visa descobrir se comércios e repartições públicas no Centro da cidade de Dois Irmãos possuem acessibilidade para cadeirantes. O tema se faz importante para o grupo, devido ao fato de um colega da turma ser cadeirante e ter relatado as suas dificuldades diárias. Assim, o grupo busca, por meio deste trabalho, desenvolver um projeto que possa lhe ajudar no dia-a-dia. Para atingir tal objetivo, o grupo fez pesquisa de campo para averiguar se cinco estabelecimentos comerciais do Centro da cidade de Dois Irmãos têm acessibilidade para cadeirantes. Constatou-se que nenhum dos estabelecimentos visitados tinha acessibilidade completa, alguns possuíam apenas rampas, mas tinham corredores apertados ou prateleiras altas, e outros não possuíam nem rampas de acesso. Por meio de um questionário feito aos donos ou funcionários desses estabelecimentos, descobriu-se que os proprietários dos prédios não permitem mudanças em suas fachadas, o que explica a falta de rampas. De forma a resolver a questão, o grupo propõe que a Câmara de Vereadores redija um projeto de lei que possa solucionar este problema.
(Foto: Divulgação / Câmara)