Morro Dois Irmãos é tema do próximo episódio da Temporada Cultural 2021

14/08/2021
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

A estreia do terceiro episódio da websérie da Temporada Cultural 2021 acontece neste domingo (15), às 19h, e pode ser assistida pelas redes sociais do Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM). A gravação, em formato de bate-papo, apresenta o episódio “Diálogos: sobre o Patrimônio Cultural” e tem como convidado o arquiteto e urbanista Jorge Luís Stocker Júnior, trazendo para a conversa o tema de sua dissertação de mestrado “Sob o Königsberg: Paisagem e Patrimônio Cultural da antiga Colônia Alemã de São Leopoldo”.

O diálogo, com mediação da arquiteta e urbanista Ingrid Arandt, mestre em Patrimônio Cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), abordará a paisagem cultural da Antiga Colônia de São Leopoldo, tendo como ponto de partida o Morro Dois Irmãos (conhecido como Königsberg pelos colonos instalados na região). “Situado praticamente no centro geográfico da antiga colônia, e hoje fragmentado administrativamente em diversas municipalidades, o morro apresenta sucessivas camadas de significados atribuídos pela sociedade desde a ocupação do território”, diz Stocker.

A Temporada Cultural 2021 do Espaço Cultural Antiga Matriz é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com financiamento da prefeitura municipal, por meio do Departamento e do Conselho Municipal de Cultura. A websérie tem produção executiva da Imago Produtora e produção de conteúdo audiovisual da Prosa Filmes, com direção de Alexandre Derlam.

 

Jorge Luís Stocker Júnior

Atua no campo do patrimônio cultural através de estudos técnicos, inventário de patrimônio cultural arquitetônico e paisagístico, projetos de conservação e reabilitação, pesquisa e educação patrimonial. É também criador e coordenador do projeto O Campanário, onde aborda a preservação do patrimônio cultural. É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador adjunto do Núcleo Rio Grande do Sul do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), coordenador do grupo de trabalho “Patrimônio para nossas gerações”, representante brasileiro no Emerging Professionals Working Group do ICOMOS Internacional e integrante dos Comitês Científicos de Documentação, Teoria e de Paisagem Cultural.

 

Próximas atrações

A programação retorna em setembro com a música erudita da Orquestra Lux Sonora, no concerto “Inspiração Barroca” (19/09). No quinto episódio da websérie, será a vez de conhecer o trabalho do artista visual e muralista Bruno Schilling e sua exposição “Vibrações Cromáticas” (17/10). Encerrando a Temporada Cultural 2021, o cantor e compositor Gustavo Falavena, acompanhado pelo pianista Jonas Martins, apresentará o show “Reborn” (07/11). Todos os episódios podem ser conferidos na página do ECAM no Facebook e em seu canal no YouTube.


Jorge Stocker


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela