Documentário sobre Antiga Matriz será lançado presencialmente no domingo

14/10/2021
Evento marca a reabertura do Espaço Cultural ao público e comemora os 26 anos da Associação de Amigos do Patrimônio (Foto: Monique Mendes)

Evento marca a reabertura do Espaço Cultural ao público e comemora os 26 anos da Associação de Amigos do Patrimônio (Foto: Monique Mendes)

Lançado virtualmente nas redes sociais em março de 2021, o documentário que narra a história dos 150 anos da Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos, hoje Espaço Cultural Antiga Matriz, terá a sua primeira exibição pública. O lançamento presencial marca o aniversário da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI), que completa 26 anos de atuação no dia 17 de outubro, e celebra a reabertura do espaço cultural, fechado ao público desde março de 2020.

A exibição do documentário iniciará às 18h30, no próximo domingo (17), e terá entrada franca, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscara, aplicação de álcool gel e o distanciamento entre os assentos. O local estará funcionando com um terço de sua capacidade e esgotados os assentos disponíveis, não será mais permitido o acesso ao Espaço Cultural Antiga Matriz durante o evento.

No momento, a visitação ao Espaço Cultural está acontecendo em datas determinadas, sendo as próximas nos dias 16, 23, 24 e 31 de outubro e nos dias 07 e 14 de novembro, sempre no período da tarde. Durante a programação do Natal dos Anjos estará aberto de quintas a domingos, em horários específicos, que serão divulgados posteriormente.

 

Memórias e História

O documentário em longa-metragem, com 71 minutos de duração, faz um breve registro histórico sobre a Antiga Igreja Matriz de São Miguel, bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE e pelo município de Dois Irmãos.

Contextualizando ao público os diferentes períodos do antigo templo religioso até a sua nova utilização como equipamento cultural, a narrativa é entremeada por depoimentos afetivos e apresentações musicais e evidencia a participação e os esforços de uma comunidade para erguer, manter e preservar o bem. Com realização da AAPHeCDI, o documentário tem direção do cineasta Alex Derlam (Prosa Filmes) e foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, por meio da Prefeitura Municipal, Departamento de Cultura e Conselho Municipal de Cultura de Dois Irmãos. O projeto contou ainda com o patrocínio máster da Calçados Wirth e patrocínios do Grupo Herval e Sicredi.

Ele também pode ser conferido no YouTube no canal da Associação de Amigos do Patrimônio - AAPHeCDI (https://www.youtube.com/channel/UCy4dJdeEAG9g635GgFGibUw), com opção de versões legendadas em português e alemão.

 

Associação de Amigos do Patrimônio

Surgida a partir de um grupo de pessoas da comunidade que tinham como propósito unir esforços pela preservação da Antiga Igreja Matriz de São Miguel, os “Amigos da Antiga Matriz”, torna-se oficialmente uma entidade no ano de 1995, ampliando seus objetivos e passando a atuar pela preservação e divulgação do patrimônio cultural do município junto à comunidade de Dois Irmãos, desenvolvendo projetos, captando recursos e organizando ações culturais.

Em 26 anos de história, destacam-se a promoção da obra de Restauração da Antiga Igreja Matriz de São Miguel, a transformação em Espaço Cultural Antiga Matriz, a comemoração dos 150 anos da Antiga Matriz, além dos inúmeros eventos culturais realizados. A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos é a responsável pela gestão do Espaço Cultural Antiga Matriz e está representada por seus membros no Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural, Conselho Municipal de Cultura e no Conselho Municipal do Turismo, participando ativamente das decisões que competem a esses órgãos. Atualmente, a AAPHeCDI conta com a participação de 25 associados.


Espaço Cultural Antiga Matriz (Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela