Fisioterapeutas Gabriela e Rafaela / Paciente Pedro em atendimento com a fisioterapeuta Rafaela
No dia 1º de outubro, foi celebrado o Dia Nacional do Idoso. A data visa homenagear as pessoas idosas e conscientizar a sociedade sobre as suas necessidades, entre elas, os cuidados com a saúde, chamando a atenção, principalmente, para ações preventivas.
Um dos profissionais que pode contribuir muito com um envelhecimento mais saudável é o fisioterapeuta. Buscando esclarecer algumas dúvidas, o Jornal Dois Irmãos entrevistou as fisioterapeutas Rafaela Koch Lessing Schaab (Crefito 252144-f) e Gabriela Koch Lessing (Crefito 293420-f), que também são pós-graduadas em traumato ortopedia. Elas destacam a importância da fisioterapia e em qual momento ela deve ser incluída na rotina da pessoa idosa, além de compartilhar diversas outras informações sobre o assunto.
No último domingo, 13 de outubro, inclusive, foi celebrado o Dia Nacional do Fisioterapeuta.
Qual a importância da fisioterapia para os idosos?
Rafaela e Gabriela- É de extrema importância a atividade e exercício físico para a manutenção e a prevenção de lesões. Para o idoso mais ainda, por conta das diversas alterações motoras devido ao envelhecimento.
Quando os idosos devem buscar a fisioterapia?
Rafaela e Gabriela- A fisioterapia para o idoso pode ser uma prática de exercício físico, a manutenção e melhora das atividades de vida diária, para que o idoso fique funcional na sua rotina. Já faz algum tempo que a fisioterapia não é mais só para a reabilitação, e sim, prevenção de lesões. E também atua muito na preparação para o paciente antes de alguma cirurgia, na questão do reforço muscular, para ter uma melhora mais rápida e fácil na recuperação.
Como a fisioterapia pode ajudá-los?
Rafaela e Gabriela- A fisioterapia atua no fortalecimento e reforço da musculatura, exercícios de propriocepção (treino de equilíbrio), manutenção e melhora das atividades da vida diária, assim como a educação em saúde do paciente.
Existe diferença no tratamento de uma pessoa jovem para uma pessoa idosa?
Rafaela e Gabriela- Sim, por isso são feitas as avaliações, onde primeiramente precisamos avaliar os objetivos que queremos ou o paciente necessita. Como falamos anteriormente, existem as “perdas funcionais” do paciente idoso, então iremos melhorar essas disfunções através dos exercícios e retardando a evolução.
Quais são os benefícios da fisioterapia para idosos?
Rafaela e Gabriela- Os benefícios são diversos, pois pode ajudar a prevenir e tratar doenças, no alívio das dores e desconfortos, e melhorar a qualidade de vida. Ajuda a manter a função cognitiva, reduz o risco de quedas, auxilia na manutenção de realizar as atividades de vida diária.
Quais são os motivos mais comuns que levam os idosos a buscar a fisioterapia?
Rafaela e Gabriela- A maioria dos pacientes vem por indicação médica, para reabilitar alguma patologia. Muitos já são indicados para a prevenção e já temos vários pacientes que estão na manutenção que optaram por manter como uma atividade física.
Quais exercícios são realizados com este público?
Rafaela e Gabriela- Nós gostamos de trabalhar exercícios funcionais, onde realizamos exercícios que o paciente utiliza no seu dia a dia; exercícios de baixo impacto, exercícios de força, mobilidade articular, alongamentos; por isso em nossos atendimentos gostamos de utilizar os aparelhos de pilates. E também realizamos bastante atendimentos domiciliares, onde conseguimos auxiliar o paciente e seus familiares no que pode ser alterado para a melhora do paciente no seu ambiente.