(Fotos: Divulgação)
A Banda Marcial Herval completa 30 anos de história e preparou uma celebração à altura. No dia 16 de novembro (sábado), às 21h, o palco montado junto à Árvore Símbolo do Natal Gaúcho será o cenário para um concerto memorável, que contará com a participação de convidados especiais e um repertório que promete emocionar o público.
Fundada em 1994, pela Associação de Funcionários do Grupo Herval, a Banda Marcial Herval é detentora de três títulos estaduais conquistados nos anos de 2016 e 2017, através de competições oficiais realizadas pela Federação de Banda do Rio Grande do Sul (Febargs) e Associação Gaúcha de Bandas (AGB), nas categorias: banda de metais sênior, banda marcial juvenil e banda musical juvenil.
Atualmente conta com 30 integrantes entre 12 e 25 anos, atendendo a filhos e parentes dos funcionários do Grupo Herval, além de alunos da escola municipal 29 de Setembro (Moinho Velho). O projeto tem como objetivo promover o aperfeiçoamento musical dos seus integrantes, a disciplina, o trabalho em equipe, o resgate das raízes culturais, a valorização do ser humano e a formação do cidadão. Desde 2011, a banda é regida pelo educador musical e maestro Luchéu Igor da Silva.
Para celebrar esta importante data, o concerto de 30 anos promete um repertório eclético, com grandes clássicos da música, trilhas sonoras de filmes e tradicionais temas natalinos. A apresentação contará com a participação especial da soprano Suelen Matter, que emprestará sua voz a duas lindas canções. A Banda Musical Auxiliadora de São Leopoldo também marcará presença, enriquecendo ainda mais a noite.
– Estamos preparando uma linda apresentação, cheia de luzes, imagens e muita música boa. Estar à frente deste trabalho é um motivo de muito orgulho, e chegar a este marco de completar 30 anos de fundação é muito satisfatório. A banda já impactou positivamente muitas vidas e desejamos seguir assim: educando e transformando através da música – afirma o maestro Luchéu.
A Banda Marcial Herval integra o Projeto Musicando em Dois Irmãos III, que é uma apresentação do Ministério da Cultura e da Associação dos Funcionários do Grupo Herval, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Projeto Idealize – Consultoria em Projetos, Patrocínio do Grupo Herval e com apoio da escola municipal 29 de Setembro. A realização é do Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução.