Atleta de Dois Irmãos é tricampeã da Maratona de Santa Cruz do Sul

14/12/2021
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

Mais uma vez, Dois Irmãos figurou no lugar mais alto do pódio na Maratona de Santa Cruz do Sul. Representando a equipe Body’s Júlio Pauletti, Minéia Vinch, de 40 anos, sagrou-se tricampeã da prova, disputada no último domingo (12).

Partindo do Parque da Oktoberfest às 5h da manhã, a atleta completou os 42,195km em 3h10min04seg, deixando para trás outras 22 competidoras. Além da vitória, ela superou o próprio tempo. “Na primeira edição foi 3:25; na segunda 3:21 e domingo, 3:10:03”, contou ela, destacando que o objetivo era fazer em menos de 3:20, tendo em vista a dificuldade do percurso, com bastante lombas. “Para minha surpresa, deu quase um sub 3:10. Essa foi, com certeza, a minha prova do ano, treinei muito para ela e queria muito esse título”, comentou.

Segundo a corredora, o maior desafio foi o psicológico. “No km 38, perdi as forças das pernas, elas simplesmente não me obedeciam. Nessa hora, nossa mente precisa trabalhar a nosso favor, e nem por um momento pensei em desistir. Falava comigo mesma ‘tu chegou até aqui, falta muito pouco para se sagrar campeã’. As forças voltam e, quando cruzamos a linha chegada, percebemos que todo sacrifício valeu a pena: acordar de madrugada para treinar, dormir cedo, levar a sério a dieta e hidratação, abdicar de às vezes sair com os amigos. Somos chamados de loucos, doentes, mas acredito que o que nos define de verdade é disciplina, força e muita vontade de evoluir, independente de qualquer resultado”, comenta.

Treinador de Minéia, Júlio Pauletti também destacou o feito da atleta. “A prova de domingo foi surpreendente; não pelo resultado, mas pelo tempo de prova, que foi bem abaixo do planejado”, diz Júlio, destacando que a Minéia enfrentou fortes adversárias, além de lombas e altas temperaturas. “Ela foi bem demais, fruto da dedicação dela. Foi um baita feito ganhar a maratona três vezes seguidas”, destacou, orgulhoso do desempenho.

 

Minéia pratica o esporte há 8 anos

A atleta começou a praticar a corrida de rua há 8 anos. “Comecei na brincadeira, mas a corrida logo te vicia. Cheguei a parar de correr, mas quando resolvi voltar, voltei com tudo e hoje não imagino minha vida sem ela; foi um encontro de almas, eu preciso dela”, conta Minéia, que começou participando de rústicas de 5km, 8km, 9km e 10km. “Quando resolvi que era hora de partir para Maratona, procurei o Júlio, pois sabia que o treinamento deveria ser levado a sério”, lembra.

Além das maratonas, Minéia também participa de meias maratonas (21,095km) e rústicas de 10km, 15km e 18km. Os treinos de corrida ocorrem de segunda-feira a sábado e duram entre 50 minutos e 1 hora e meia. Além disso, ela ainda faz treinamento funcional nas segundas e quartas-feiras. O próximo desafio de Minéia será a 16ª Travessia Torres Tramandaí (TTT), que ocorre no dia 29 de janeiro.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela