(Foto: Divulgação)
O deputado dois-irmonense Marcel van Hattem (Novo-RS) apresentou nesta quinta-feira (14) sua candidatura à presidência da Câmara Federal. A eleição está prevista para início de fevereiro. Na próxima semana, será definido o formato da votação, se somente presencial ou híbrido (presencial e remoto), em razão da pandemia do coronavírus.
– Anunciamos hoje (quinta), em coletiva, nossa candidatura à presidência da Câmara. Entendemos que o Brasil merece mais: merece uma presidência que melhore a imagem do Parlamento garantindo a aprovação das reformas e combatendo a corrupção, inclusive aprovando a volta da prisão após segunda instância. Vamos juntos trabalhar para chegar ao segundo turno e vencer essas eleições! O Brasil, com certeza, merece mais! – declarou o parlamentar em suas redes sociais.
Além de Marcel, outros seis nomes já foram lançados: Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Capitão Augusto (PL-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG). Novas candidaturas podem ser apresentadas até a reta final. O cronograma ainda não foi divulgado, mas, geralmente, isso pode ser feito até a véspera ou horas antes da votação. Os principais nomes na disputa são Arthur Lira, que conta com o apoio do Palácio do Planalto; e Baleia Rossi, que tem a candidatura articulada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).