Dois Irmãos registra 32 casos de dengue, segundo painel do Governo do Estado

15/03/2024
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

O Governo do Estado decretou nesta semana situação de emergência em saúde pública por conta do avanço da dengue no Rio Grande do Sul. Até aqui, conforme atualização na manhã de quinta-feira (14), são 20.184 casos confirmados da doença e 21 óbitos em 2024.

Dois Irmãos tem 32 casos confirmados até o momento, de acordo com o painel do governo estadual. Há também 262 casos em investigação, 364 notificações, um inconclusivo e 69 descartados. A dengue é uma doença febril causada por vírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e tem como sintomas febre alta repentina, dor de cabeça, dor abdominal, prostração, dores musculares ou nas articulações e dor atrás dos olhos. São sintomas muito semelhantes aos de uma gripe ou resfriado, porém diferem pela intensidade. “A dengue causa febre persistente, dores musculares, mal-estar geral e a possibilidade de evolução para complicações graves”, explica a médica Maristane Strada, coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Dois Irmãos.

A orientação é para que a população procure os serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Segundo Maristane, o melhor local para procurar atendimento é nas Unidades Básica de Saúde de Dois Irmãos. As equipes de Estratégia Saúde da Família e Atenção Primária estão capacitadas para o diagnóstico e encaminhamento de casos suspeitos. “Além de adotarmos os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, as unidades reservam 40% das vagas para o acolhimento, que é o atendimento sem necessidade de agendamento, o que permite pacientes serem atendidos sem espera”, acrescenta a médica.

O secretário municipal da Saúde, Ismael Fabrício Nervo, enfatiza que Dois Irmãos possui cobertura total para atender a população. “Temos 11 equipes de saúde que atendem em 10 unidades, temos o horário do trabalhador em todos os ESF’s e, além disso, o acolhimento garante atendimento para todos que procuram as Unidades de Saúde de Dois Irmãos, por isso, ir no posto também é a melhor opção para os casos suspeitos de dengue”, informa Ismael, reforçando que, fora dos horários de atendimento das unidades, os moradores com suspeita de dengue devem procurar a Urgência e Emergência 24h.

 

Aquisição de 1.000 testes rápidos

A Secretaria da Saúde também informou nesta semana que adquiriu e aguarda a entrega de 1.000 testes rápidos para detecção de dengue. Foi solicitado inclusive ao Hospital São José para realizar a testagem após o horário de funcionamento da Vigilância Epidemiológica de Dois Irmãos, para onde os pacientes com casos suspeitos são referenciados pelas 10 equipes das Unidades Básicas de Saúde.

Segundo Maristane, além de investir recursos próprios na testagem dos casos suspeitos, a secretaria acompanha todos os pacientes testados, os que confirmarem positivo para dengue e os que tiverem resultado negativo, sendo feito novo exame de sangue (sorologia), inclusive com equipe volante indo até o local que o paciente indicar para fazer a coleta. As testagens no hospital iniciarão assim que chegarem os testes rápidos.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela