Sicredi Pioneira leva educação financeira a crianças e adolescentes durante a Semana ENEF

15/05/2025
Fonte: Assessoria de imprensa

Fonte: Assessoria de imprensa

A construção de uma relação consciente com o dinheiro pode – e deve – começar desde cedo. É essa a proposta que a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) busca destacar em 2025. Para contribuir com a iniciativa, a Sicredi Pioneira está promovendo, de 12 a 18 de maio, uma programação gratuita voltada especialmente a crianças e adolescentes. O objetivo é estimular o diálogo sobre finanças dentro das famílias, facilitar o acesso a conteúdos educativos e incentivar escolhas mais responsáveis desde as primeiras etapas da vida.

Com o tema “Educação Financeira para Crianças e Jovens: preparando a sociedade para escolhas conscientes”, a 12ª Semana ENEF reforça a importância de abordar o assunto desde a infância. A ação é organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e reúne instituições públicas, privadas e a sociedade civil para difundir conhecimentos sobre o uso responsável do dinheiro, a proteção do patrimônio e o planejamento financeiro de longo prazo.

Na programação da Pioneira, estão previstas palestras em escolas e empresas, pílulas de conteúdo nas redes sociais e ações presenciais voltadas ao público infantil. Entre os destaques está a contação de histórias através da Biblioteca Móvel, que aproximará as crianças do universo da educação financeira por meio da leitura lúdica e afetiva dos gibis da Turma da Mônica.

Outro ponto alto é o videocast com os especialistas Eduardo Amuri e Vivian Rodrigues, que visa refletir sobre os impactos das decisões financeiras no presente e no futuro. A proposta é promover conversas mais conscientes, incentivando hábitos sustentáveis de consumo e planejamento. O material está disponível para os associados na plataforma de cursos da instituição, pelo link https://cursos.sicredi.com.br/lms/#/login. A agenda da cooperativa conta ainda com artigos no site (https://sicredipioneira.com.br/educacao-financeira) apoiando os pais em como trabalhar o valor do dinheiro com as crianças e adolescentes.

 

Oportunidade de transformação

Para a coordenadora de Atuação Social e Educacional, Alini Cossul Martinelli, a Semana ENEF de 2025 representa uma oportunidade concreta de transformação. “Ao incentivar o diálogo, promover conhecimentos desde a infância e estimular hábitos saudáveis, a ideia é preparar as novas gerações para lidarem com o dinheiro de forma responsável, crítica e alinhada ao seu bem-estar”, afirma. Segundo ela, o compromisso da Sicredi Pioneira é fortalecer a educação financeira nas comunidades onde atua. “Essa é uma chance de transformação real, que começa dentro de casa, passa pela escola e se estende para a vida toda”, complementa.

 

Diagnóstico de saúde financeira amplia apoio aos associados

Além das ações voltadas ao público jovem, a Sicredi Pioneira está oferecendo, em parceria com a Fundação Sicredi, o diagnóstico de saúde financeira (I-SFB). A ferramenta, baseada na metodologia da Febraban e do Banco Central do Brasil, permite que os associados avaliem sua situação por meio de 12 perguntas que envolvem segurança, habilidades, comportamento e liberdade financeira.

“O associado responde a um questionário com 12 questões sobre sua relação com o dinheiro e, ao final, recebe sua pontuação e um parecer detalhado de saúde financeira”, explica Martinelli. O resultado é acompanhado de orientações personalizadas e acesso a conteúdos educativos que apoiam a melhoria do bem-estar financeiro.

Para ampliar esse suporte, os Gerentes de Negócio da cooperativa estão disponíveis para orientar os associados, conectando os resultados do diagnóstico a produtos, serviços e estratégias práticas para apoiar o planejamento de cada um. A programação completa e os materiais educativos estão disponíveis no site Educação Financeira – Sicredi Pioneira: https://sicredipioneira.com.br/educacao-financeira.


› Compartilhe

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela