Kerb de São Miguel terá quatro dias de festa em setembro

15/07/2022
Evento será nos dias 23, 24, 25 e 29, e terá cobrança de ingresso no sábado e domingo

Evento será nos dias 23, 24, 25 e 29, e terá cobrança de ingresso no sábado e domingo

Festa mais tradicional de Dois Irmãos, o Kerb de São Miguel voltará ao seu formato original em 2022, após dois anos de celebrações singelas em razão da pandemia. Chegando à sua 193ª edição, o evento, que é idealizado pela prefeitura municipal, através dos departamentos de Cultura e Turismo, será nos dias 23, 24, 25 e 29 de setembro, na área central da cidade.

De acordo com a chefe do Departamento de Turismo, Larissa Mentz, a programação está sendo finalizada e será lançada oficialmente no dia 28 de agosto, no Pré-Kerb, na Praça do Imigrante. No dia, haverá apresentações culturais, jogos germânicos e a tradicional polonese. Para participar da dança de integração, as pessoas deverão estar usando roupas típicas alemãs.

Liderando a organização do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá Severo, conta que o 193º Kerb de São Miguel atenderá a mudanças solicitadas pela comunidade na Assembleia Pública que ocorreu em 2019, na Câmara de Vereadores. “Estamos organizando o evento que a comunidade pediu há dois anos. Vamos cumprir com o que foi acordado”, destaca ele, falando sobre as principais mudanças, entre elas, a cobrança de ingresso no sábado e domingo. O valor será R$ 10. “Nosso objetivo é de que o evento se auto-sustente no futuro, e que o dinheiro hoje investido no Kerb possa ser aplicado em outras áreas”, comenta.

Devido à cobrança de ingresso, será delimitada a área do evento através de pórticos de entrada. Os acessos com bilheteria estarão localizados em quatro pontos: Av. São Miguel, em frente à Sociedade Atiradores; Av. 25 de Julho, próximo ao Unisuper; rua São José, próximo ao Pronto Atendimento; e rua 10 de Setembro, em frente à Igreja Matriz. Haverá mais um pórtico em frente ao Hospital São José, porém neste não haverá venda de ingresso.

Conforme Maicá, do recurso arrecadado na bilheteria, 20% será doado para quatro entidades do município: Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Amigos dos Animais e Associação dos Voluntários do Hospital São José. Outros R$ 70 mil reais serão destinados a aquisição de uma nova viatura para a Brigada Militar.

Também não será permitido entrar com coolers e bebidas. Sobre o chope oficial da festa, segundo Maicá será realizada licitação. “Também vamos colocar mais banheiros, melhorar a estrutura, a limpeza e aumentar a segurança das pessoas”, comenta. “Queremos um evento bem feito, bem organizado e que a comunidade goste”, finaliza.

Durante toda a programação, haverá atrações culturais no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Praça do Imigrante, enaltecendo e homenageando a tradição alemã. Conforme Larissa, haverá bandinhas típicas alemãs, Kerb das Escolas, Baile da 3ª Idade, jogos germânicos, desfile temático e a solenidade oficial do Kerb, iniciando com a procissão das igrejas.

 

Desfile será no dia 25 de setembro

Promovido pela prefeitura em parceria de entidades culturais, o desfile de Kerb será no dia 25 de setembro, na Av. 25 de Julho.

Com roteiro criado pela Chefe do Departamento de Cultura, Thaís Backes, o desfile promete levar muita alegria à comunidade. “Como é um ano de retomada, o desfile será muito focado na comemoração, na alegria, nas danças folclóricas, pois estamos podendo voltar a festejar como fazíamos antes”, diz ela, adiantando que cada ala também representará um pouco da história de Dois Irmãos, resgatando as construções em estilo enxaimel e profissões como agricultor e sapateiro.

 

Grupos festivos

Segundo Larissa, a princípio seis clubes festivos estarão participando do Kerb deste ano. Todos deverão promover alguma ação social em prol da comunidade. Mesmo integrando os grupos, as pessoas deverão pagar ingresso para o evento organizado pela prefeitura.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela