Vereador cobra celeridade na análise e liberação de projetos de construção

15/07/2022
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

Na sessão de segunda-feira (11), a Câmara de Vereadores de Dois Irmãos aprovou por unanimidade o pedido de informação 007/2022, apresentado por Darlei Kaufmann (PSB). O parlamentar cobra maior celeridade na análise e aprovação de projetos junto à Secretaria Municipal de Planejamento.

– Converso com construtores, alguns comentam que estão desistindo da profissão e outros às vezes pensando em investir em outros municípios. Empresários, engenheiros e arquitetos têm me procurado. Os preços aumentam a cada dia e fica difícil para eles manter os orçamentos, causando dessa forma uma série de transtornos ao setor. Acredito que cabe a esta casa cobrar da administração municipal mais celeridade e comprometimento com a análise e liberação de projetos da construção civil emperrados nesta secretaria – observou ele.

Darlei entende que é preciso buscar soluções.

– As perguntas são muitas. Talvez o acelerado crescimento da urbanização da cidade nos últimos anos tem aumentado muito a demanda, talvez sejam necessárias mais pessoas, talvez seja necessário que se crie uma associação de engenheiros e arquitetos, que esta associação talvez se junte a esta casa e ao Executivo para juntos modernizarmos nossas leis e buscarmos soluções – comentou o vereador.

 

O QUE DIZ O PEDIDO

O pedido de informação traz os seguintes questionamentos:

– Qual é o número de projetos arquitetônicos e de engenharia (alvarás, habite-se, desmembramento, remembramento de imóveis) PROTOCOLADOS na Secretaria Municipal de Planejamento nos anos de 2021 e 2022?

– Qual é o número de projetos arquitetônicos e de engenharia APROVADOS na Secretaria Municipal de Planejamento nos anos de 2021 e 2022?

– Qual o tempo médio de aprovação dos projetos arquitetônicos e de engenharia protocolados na Secretaria Municipal de Planejamento?

– Qual é o número de servidores disponibilizados para análise de projetos na Secretaria Municipal de Planejamento?

– Há algum projeto, plano ou sistema em estudo que possa ser implantado para dar mais celeridade na análise e na aprovação dos projetos?

 

AVENIDA JOÃO KLAUCK

Darlei também se manifestou sobre a situação da Avenida João Klauck.

– Acompanho sempre as matérias legislativas de anos anteriores, e se não me engano foram mais de 20 pedidos de providência (sobre a Avenida João Klauck) e muito poucos foram atendidos. Sabemos que temos muitas coisas importantes a fazer na cidade, mas a situação da João Klauck requer urgência. Eu já não chamo mais de acidente o que acontece nesta avenida, pois é algo esperado. A João Klauck é uma avenida onde falta passeio, onde as ultrapassagens são extremamente perigosas, uma avenida que precisa ser melhor analisada, que tem no (bairro) Moinho Velho uma ponte extremamente perigosa, que em dias de chuva forte inunda totalmente e carece de um estudo urgente – destacou.

 

NOVA PONTE

Ederson Bueno (MDB) se pronunciou sobre o andamento do projeto da nova ponte que liga o Centro aos bairros São João e Vila Rosa, que será construída ao lado da Ponte de Pedra.

A topografia da empresa esteve no local e provavelmente vão entregar o projeto preliminar no final da próxima semana. Esse projeto preliminar será encaminhado ao IPHAN, que é o instituto do patrimônio histórico e artístico nacional, justamente porque a Ponte de Pedra é tombada pelo patrimônio histórico, e a partir daí já se trabalha no projeto definitivo para que a gente possa finalmente iniciar essa obra que é de grande relevância para o município.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela