15 de julho, Dia do Homem – Data chama atenção para a saúde do sexo masculino

15/07/2024
Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

Nesta segunda-feira, 15 de julho, é celebrado o Dia do Homem. A data busca conscientizar os homens da importância de cuidarem do seu corpo e da sua saúde.

Em entrevista ao Jornal Dois Irmãos, o Dr. Raul Guilherme Goulart de Andrade, Médico Urologista, falou sobre o câncer de próstata, que segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Acompanhe a seguir o que ele fala sobre a doença e ajude a conscientizar o sexo masculino sobre a importância dos chamados exames de rastreio.

 

Quais são os principais sintomas do câncer de próstata?

Dr. Raul – O Câncer de Próstata nas fases iniciais não dá sintomas, por isso é tão importante realizar os exames de rastreio, permitindo assim o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. O câncer de próstata quando tratado no início tem 90% de chance de cura.

 

Existem fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata?

Dr. Raul – O principal fator de risco é genético, relacionado com os genes BRCA 1 e BRCA 2, os mesmos responsáveis pelo Câncer de Mama. O peso genético é tão grande que os homens que têm um familiar de primeiro grau com câncer de próstata têm duas vezes mais chances de desenvolver a doença e a possibilidade aumenta em seis vezes caso tenha dois parentes de primeiro grau ou mais. Outros fatores de risco são: indivíduos afrodescendentes, obesidade, idade maior que 50 anos e hábitos alimentares ruins.

 

Quais os exames que o homem deve fazer para a prevenção do câncer de próstata?

Dr. Raul – Em Câncer de Próstata falamos em exames de rastreio e não exames de prevenção, diferente, por exemplo, do Câncer Colorretal onde a realização de uma Colonoscopia pode retirar um pólipo que poderia se tornar um tumor maligno. Os exames de rastreio são dois exames simples e baratos, dosagem do PSA no sangue e realização do toque retal. Se algum desses exames evidenciarem alguma alteração, podem ser realizados uma ressonância magnética multiparamétrica da próstata ou uma biópsia prostática.

 

A partir de que idade?

Dr. Raul – Os exames de rastreio são recomendados a partir dos 45 anos em pacientes com fator de risco e 50 anos para os demais.

 

Por que o câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa?

Dr. Raul – Considerarmos uma doença silenciosa por não ter sintomas nas fases iniciais. Quando eles aparecem, já temos uma doença avançada em 95% dos casos. Os sintomas de uma doença avançada são: dor óssea, sangramento na urina ou no esperma, perda de peso e do apetite, redução da massa muscular.

 

Quais as barreiras que impedem que os homens cuidem de sua saúde em geral e da saúde da próstata em particular?

Dr. Raul – O principal motivo é a correria da vida moderna, muitos homens não encaram a saúde como prioridade e procuram atendimento quando os sintomas tornam-se muito incômodos. Muitas vezes a consulta é agendada pela esposa ou mãe do paciente. Alguns homens mais velhos ainda apresentam resistência em realizar o toque retal, resistência que vem diminuindo graças às inúmeras campanhas na imprensa e comunidade médica. É importante enfatizar também a importância da consulta médica do adolescente menino ao urologista para avaliação da saúde e estratégias de prevenção de doenças. Esclarecer dúvidas sobre a sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis, o álcool, cigarro eletrônico e a importância da vacinação contra o HPV que pode prevenir câncer.

 

Quais as dicas de prevenção do câncer de próstata?

Dr. Raul – As dicas são as mesmas para prevenção de outras doenças: atividade física, dieta balanceada e consulta regular ao médico. Nos alimentos devemos evitar o excesso de gordura animal, alimentos embutidos e ultraprocessados. Priorizar os seguintes alimentos: tomate, alho, cebola, cenoura, vegetais verdes escuros, nozes, amêndoas e avelãs.

 

Em sua opinião, quais ações poderiam ser realizadas para incentivar os homens na busca por exames preventivos e de rastreio?

Dr. Raul – A principal ação é a educação que pode ser fomentada com campanhas de conscientização na imprensa, escolas e ambientes de trabalho. O homem tem que considerar a saúde uma prioridade, pois sem saúde não somos nada e não devemos encarar a saúde somente como a ausência de doença.


Dr. Raul Guilherme Goulart de Andrade


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

Eleitores do prefeito Jerri Meneghetti comemoraram sua reeleição no último domingo (6)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela