Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
A Fiat Strada, o carro mais vendido do Brasil, chega à linha 2024 com várias mudanças. Seguindo o mesmo arranjo da Toro, a picape compacta agora é oferecida nas versões topo de linha Ultra e Ranch, ambas com motor 1.0 turbo e câmbio CVT. O modelo de entrada Endurance abandona o antigo motor 1.4 Fire e estreia o mesmo 1.3 Firefly usado nas demais versões.
Com o novo posicionamento, a Strada passa a adotar o chamado catálogo em “Y”, em que duas versões compartilham o topo da gama. Confira os preços abaixo:
Strada Endurance 1.3 CS: R$ 100.990
Strada Freedom 1.3 CS: R$ 106.990
Strada Freedom 1.3 CD: R$ 112.990
Strada Volcano 1.3 CD: R$ 114.990
Strada Volcano 1.3 CVT CD: R$ 120.990
Strada Ultra 1.0 CVT CD: R$ 132.990
Strada Ranch 1.0 CVT CD: R$ 132.990
Strada Edizione 25 1.0 CVT CD: R$ 135.990
O que mudou?
A Strada não será mais vendida no Brasil com motor 1.4 Fire de 85 cv e 12,4 kgfm de torque. Essa configuração ainda será produzida em Betim (MG), mas ficará restrita à importação. Portanto, a partir da linha 2024, a Strada Endurance passa a ter o mesmo motor 1.3 Firefly das demais versões, capaz de desenvolver 107 cv e 14,2 kgfm, com câmbio manual.
Como consequência, a Strada Endurance abandonou a direção hidráulica e agora será vendida com assistência elétrica. Equipamentos como ar-condicionado, computador de bordo e assistente de partida em rampa continuam no pacote.
Versões e equipamentos
As versões Freedom 1.3, de cabine estendida e dupla, não mudaram. As picapes têm alarme, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, capota marítima e entrada USB. Equipamentos como airbags laterais e vidro traseiro com desembaçador são exclusivos das versões quatro portas.
A Strada Volcano 1.3 está disponível apenas com cabine dupla, nas opções manual e automática. Neste caso, a picape oferece central multimídia de sete polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay), faróis de LED, sensor de estacionamento, barras longitudinais de teto, santantônio e rodas de liga leve de 16 polegadas. Com transmissão CVT, a Strada Volcano 1.3 tem bancos de couro marrom, rodas exclusivas, pneus de uso misto, faróis de neblina de LED, ar-condicionado digital automático, câmera de ré e estribo lateral.
Por fim, as duas versões topo de linha, Ultra e Ranch, são vendidas com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre com câmbio CVT. Ambas saem de fábrica com bancos de couro (marrom na Ranch e preto na Ultra), rodas exclusivas de aro 16, ar-condicionado digital automático, câmera de ré, retrovisores escurecidos e estribo lateral.
Segundo a Fiat, a Strada de cabine simples tem capacidade para levar 720 kg e 1.354 litros na caçamba. As versões de cabine dupla levam 650 kg e 844 litros. A Fiat também lançou a versão Edizione 25, em homenagem aos 25 anos do lançamento da picape. O modelo tem motor 1.0 turbo, câmbio CVT, cor cinza exclusiva e será limitado a 1.025 unidades.
A Strada é o carro mais vendido do Brasil, considerando automóveis e comerciais leves. A picape já emplacou mais de 60 mil unidades entre janeiro e julho de 2023, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).