Dois Irmãos já teve sua Bandinha Municipal
Uma das fotos compartilhadas pelo vice-prefeito Juarez Stein, em suas redes sociais, traz a formação da Bandinha Municipal de Dois Irmãos na década de 1990. Para relembrar um pouco aquela época, o JDI conversou com Mario Schmitz, 62 anos.
Mario, que hoje tem a bandinha típica Baila Baila, lembra que a antiga bandinha municipal começou no período do prefeito Romeo Wolf (in memoriam).
– A gente tocava nas promoções da prefeitura. Lembro que o Querino (Klauck) me chamou para participar. Na época, havia mais bandinhas típicas do que hoje em dia, e eu era sempre o mais novo – recorda.
A foto destacada na reportagem prova isso. Nela, segundo Mario, aparecem Bertano (sax), Haubert (sax), Dalmédico (trombone), Schneider (gaiteiro) e Strassburger (bateria) em pé; o próprio Mario (trompete), Sachetti (trompete), Filippsen (trompa) e Sparrenberger (trompa) agachados. Destes, cinco são falecidos: Bertano, Strassburger, Sachetti, Filippsen e Sparrenberger.
Família de músicos
Natural de Boa Vista do Herval, hoje pertencente a Santa Maria do Herval, Mario nasceu no mesmo ano da emancipação. Seu pai e os tios também eram músicos, e ele começou tocando trombone, mas hoje também toca trompete e sax.
– Quando eu comecei, tinha que tocar um ou outro, não podia misturar. Falaram que era para não ‘estragar’ (o músico). Mas não estraga, só melhora – conta, entre risos.
Os filhos de Mario também seguiram seus passos: Maicon toca junto na Baila Baila e é professor de música; Tiago é baterista da Banda Flor da Serra. A Baila Baila, aliás, se prepara para um mês de agenda cheia, principalmente por conta do Kerb de São Miguel.
FOTO DA DÉCADA DE 1990 (acima)
Bertano (sax), Haubert (sax), Dalmédico (trombone), Schneider (gaiteiro), Strassburger (bateria), Mario Schmitz (trompete), Sachetti (trompete), Filippsen (trompa) e Sparrenberger (trompa) formavam a Banda Municipal
Mario Schmitz hoje comanda a bandinha Baila Baila