(Fotos: Divulgação / Câmara)
Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio. Por conta disso, a Câmara de Vereadores de Dois Irmãos promoveu na noite de terça-feira (12) uma palestra com o tema “Um novo olhar sobre o viver e o esperançar,” com Canísio Mayer. O convite foi estendido a diversas autoridades do município, assim como à comunidade, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Poder Legislativo no Facebook e Youtube.
Natural das Missões, no Rio Grande do Sul, Canísio é educador, filósofo, teólogo e já escreveu 40 livros. Na sua trajetória de vida, passou por diversos estados, fez mestrado em Paris, na França – época em que conheceu mais de 10 países da Europa; teve uma experiência ‘muito forte e bonita’ de oito meses no México, onde trabalhou com índios; e desde 2003 vive em São Paulo, onde atua na educação, além de realizar palestras e cursos pelo país.
– A pessoa que pensa em suicídio não quer morrer e não quer matar a vida, mas ela quer matar a dor, pois não aguenta mais sofrer. Ela sofre e pensa que faz sofrer os demais da família; não quer ser motivo de sofrimento para os outros. Está sem esperança, não vê luz no fim do túnel e não sente mais sua própria luz brilhar para um novo amanhecer. Nós fomos muito marcados ao longo das décadas, havia muitas teorias bobas sobre suicídio. Hoje, graças à psicologia, à antropologia, à humanidade, aos humanistas, a gente sabe que é porque a pessoa não suporta o sofrimento. É um tema muito forte e muito delicado, mas a abordagem que eu faço é cheia de luz, cheia de esperança e cheia de coragem – afirmou.
A palestra teve duas horas e abordou questões como olhares sobre o viver, compreensões, curiosidades, fases do luto, cuidado de pessoas deprimidas e lema de vida. No dia 27 de setembro, das 8h às 10h, haverá novo encontro na Câmara, desta vez voltado aos servidores da rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, sobre o tema “Suicídio: Mitos, Manejo e Prevenção”.