(Fotos: Divulgação / PMDI)
A prefeitura de Dois Irmãos informou que na semana passada foi concluída a instalação de mais cinco pontos do cercamento eletrônico. Em funcionamento, desde 2019, o serviço contava com seis locais monitorados, e agora passa a ter 11, com a tecnologia de leitura de placa dos veículos e alerta de identificação de roubo, furto e operações de investigação criminal.
Na última terça-feira (12), o prefeito Jerri Meneghetti, o secretário de Administração, Tecnologia e Inovação, Carlos Alberto Kasper, e a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação, Joceline Mausolff Grubel, fizeram a apresentação dos novos pontos para o comandante da Brigada Militar, tenente Elton Dhein, o delegado da Polícia Civil, Felipe Borba, e membros do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) – o vice-presidente João Becker e o tesoureiro Maurício Saul.
A entrega da ampliação do cercamento faz parte das comemorações dos 64 anos de emancipação. “Aplicamos recursos na área da segurança pública e estamos contribuindo para a qualidade de vida da população, que fica mais protegida”, comentou Jerri. Além disso, a prefeitura assumiu os custos da manutenção de todos os pontos instalados na cidade – até então, a responsabilidade era do Governo do Estado.
SAIBA MAIS
O cercamento consiste na leitura das placas dos veículos por câmeras de alta resolução, instaladas em locais estratégicos do município e por software de inteligência que emite alerta de furto ou roubo de veículos, a partir de operações para rastrear veículos suspeitos de participar de crimes. Nos 11 pontos do cercamento estão instaladas 22 câmeras OCR (Optical Character Recognition/Reconhecimento Óptico de Caracteres) com precisão de leituras de placas superior a 95% e resolução de 4 megapixels.
Nesta ampliação, foram instaladas 10 novas câmeras nos seguintes pontos: Estrada Pedro Gregorius e Estrada Picada Verão, no Vale Direito; Rua Walter Schneck, no Portal da Serra; Rua 48 e Rua Anita Garibaldi, no Bela Vista.
Na central localizada no quartel da Brigada Militar, também são monitoradas as 101 câmeras distribuídas por 37 pontos do município, que auxiliam na segurança e em investigações.