(Foto: Arquivo pessoal)
Nesta terça-feira, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. Para marcar a passagem desta importante data, o editor do Jornal Dois Irmãos, Alan Caldas, conversou com a secretária municipal de Educação, Denise Maria Maldaner. Confira o que ela disse:
Qual é a educação que temos hoje em Dois Irmãos?
Denise – Eu posso dizer que é uma educação de qualidade, porque todos nós, Secretaria de Educação e administração municipal, estamos engajados e envolvidos com todas as nossas escolas: com diretores, vice-diretores, técnicos em apoio pedagógico, professores, monitores, serventes e também com as nossas crianças estudantes. Mas o principal é acompanhar periodicamente as atividades que acontecem nas escolas junto com as famílias. É por isso que a educação de Dois Irmãos tem o diferencial, porque nós acompanhamos as reuniões que acontecem com as famílias nas escolas, acompanhamos os sábados letivos, em que as famílias estão engajadas, e assim a gente pode acompanhar o desenvolvimento da nossa educação, pois ela não se faz sozinha, mas com todos esses entes que acabei de citar.
Qual é o tamanho da educação no nosso município?
Denise – Posso dizer que a educação de Dois Irmãos tem dimensão fenomenal, porque realmente a gente prima pela cultura e tradição da nossa cidade. Eu digo que é fenomenal porque nós trabalhamos a educação em nível de território, contemplando a nossa rede municipal, a rede particular, e inserimos neste contexto também a rede estadual. Também temos a nossa FADI (Fundação Assistencial de Dois Irmãos), a Bruxinha Faceira e os nossos contraturnos. Na rede municipal, estamos hoje com 3.800 crianças estudantes matriculadas. Temos o Colégio Imaculada Conceição, com em torno de 370 estudantes; e as escolas estaduais 10 de Setembro e Affonso Wolf, que juntas giram em torno de 1.300 estudantes. Atualmente, entre concursados e contratados, temos em torno de 360 professores.
Como Dois Irmãos se posiciona na questão da tecnologia?
Denise – Na rede municipal, nós temos a computação como componente curricular. Dois Irmãos é o primeiro município da região e do Brasil com aprovação pelo Conselho Municipal de Educação, inclusive nós fomos citados no Ministério da Educação por termos a disciplina de computação na rede municipal. Também tivemos um investimento muito grande nos nossos laboratórios Makers, com a robótica inserida em todas as escolas, inclusive nas nossas EMEIs (educação infantil), onde as crianças já trabalham com todos esses recursos tecnológicos.
Na questão de alunos de inclusão, como está Dois Irmãos neste momento?
Denise – Na rede municipal, atendemos a crianças estudantes de inclusão desde a educação infantil até o 9º ano. Eles têm seus monitores, e atualmente estamos com 80 monitores que atendem a essas crianças estudantes.
Como é a alimentação escolar de Dois Irmãos?
Denise – Tenho muito orgulho em dizer que a nossa alimentação escolar realmente é de qualidade. Temos um cardápio elaborado por nossos nutricionistas, temos a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, temos as nossas serventes que diariamente fazem uma alimentação de qualidade. Primamos por uma alimentação balanceada, pois também cuidamos da saúde dos nossos estudantes. Eles precisam se alimentar bem, com as vitaminas necessárias, incluindo frutas e verduras. A carne também vem do produtor rural da nossa cidade, ela é cortada, desossada e entregue para todas as nossas unidades.
Muito obrigado pela entrevista, e a palavra final é sua.
Denise – Neste momento, quero agradecer muito: agradecer a Deus, pois sou professora e estou no cargo de secretária de Educação, por me dar saúde, sabedoria e discernimento para decidir nas horas certas o que a gente precisa decidir, e por gestar junto com todos os nossos profissionais. Mas preciso mencionar e destacar toda a gestão de administração que sempre apoia a educação, em especial todos os profissionais que me antecederam na Secretaria de Educação e aqueles professores que iniciaram a educação no nosso município. O meu respeito e a minha consideração, porque vocês deram o início de tudo isso, o que não foi fácil. Minha eterna gratidão a todo um trabalho desenvolvido na educação.