Turma cria o Livro de Todas as Histórias em projeto de incentivo à leitura

15/12/2023
Crianças mostrando, orgulhosas, o Livro de Todas as Histórias

Crianças mostrando, orgulhosas, o Livro de Todas as Histórias

Morro Reuter é reconhecida pelo incentivo à leitura, e é buscando dar cada vez mais força a este hábito que as escolas se empenham em despertar o interesse das crianças pela literatura.

Na Escola de Educação Infantil Cecília Graeff, as professoras do Nível 5B, Aline Morschel e Daiane da Rosa Fernandes, juntamente com a monitora Denise Maria Becker, criaram o projeto Terça da História. A cada semana, um aluno contava uma história para os colegas, com a ajuda de fantoches, dedoches ou palitoches. Ao final, todas foram reunidas em um livro, o Livro de Todas as Histórias, que ficará de recordação para cada um deles.

Cada um dos 19 alunos contou a história da obra retirada na biblioteca da escola, na semana anterior. De acordo com a professora Aline, eles levaram os livros para casa e, com a ajuda das famílias, prepararam a contação para a turma. “Elas foram muito parceiras neste trabalho. Nada disso teria acontecido sem a ajuda delas, que leram as histórias com eles e os prepararam para as apresentações”, diz Aline, agradecendo ao empenho dos pais. Teve história sobre amizade, importância da leitura, animais de estimação, entre muitas outras.

Finalizadas as contações, a turma criou o Livro de Todas as Histórias. Para confeccioná-lo, os alunos utilizaram folhas do Jornal Dois Irmãos. Coloriram, colaram fotos suas e registros sobre suas histórias. Tem até QR Code, para que possam acessar as histórias contadas pelos colegas.

Segundo Aline, a ideia do projeto surgiu ao perceberem que os alunos, após as leituras, gostavam de compartilhar as histórias com os colegas, mas nem sempre tinham oportunidade para isso. “O projeto incentivou ainda mais a leitura, trabalhou a expressão, a comunicação deles”, completa a professora, orgulhosa, dando o exemplo de uma aluna de inclusão, com dificuldades na fala, que encantou a todos durante a sua contação de histórias através da música.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela