Hemocentro do Estado está com baixos níveis de estoque e precisa de doações de sangue

16/02/2022
Fonte: SES

Fonte: SES

A Secretaria da Saúde (SES) alerta a população para os baixos níveis dos estoques de sangue no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), que abastece cerca de 40 hospitais da região, e pede doações de todos os tipos sanguíneos, especialmente O+ e O-. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

A coordenadora de captação de doadores do Hemorgs, Gesiane Almansa, diz que “a doação e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos às vítimas de acidentes ou aos pacientes em outras situações clínicas que requerem transfusão”. São necessárias cerca de cem bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda. “Precisamos ressaltar que é muito seguro doar sangue. Sabemos que a pandemia ainda não acabou, mas estamos trabalhando dentro de todas as normas sanitárias e de distanciamento, a fim de evitar qualquer situação de contágio de Covid-19 nas nossas dependências”, frisou a diretora do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH), Kátia Brodt.

O atendimento está sendo realizado preferencialmente com agendamento prévio por meio de telefone ou WhatsApp pelos números (51) 98405-4260 ou (51) 3336-6755, ramal 102. Também está disponível um link pelo site da SES para agendamento de doação de sangue nos Hemocentros de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas. Os doadores que forem diretamente ao Hemorgs serão atendidos por ordem de chegada, seguindo os mesmos protocolos de segurança.

 

Pontos de coleta

Para facilitar a doação de sangue em mais locais do interior do Estado, a SES está instituindo Pontos de Coleta de Sangue para além dos hemocentros regionais. Em um primeiro momento, serão beneficiados os municípios de Bagé, Sapucaia do Sul, Frederico Westphalen e Vacaria, mas a ideia é expandir para mais cidades.

 

Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul

Fone: (51) 3336-6755, ramal 102

Agendamento de doação pelo WhatsApp: (51) 98405-4260

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 – Porto Alegre

Horário de funcionamento para doação de sangue: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • Instagram

COLUNAS

Na madrugada

Na madrugada

Escritores locais   06/07/2022

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela