Matheus e Anelise com alguns dos alunos da Bruxinha Faceira
No último dia 4 de março, a Escola de Educação Infantil Bruxinha Faceira, de Dois Irmãos, completou 25 anos de fundação. A data especial foi comemorada pela equipe, alunos e familiares nos dias 2, 3 e 6 de março, com direito a tortas e bolos preparados com muito carinho pelas próprias crianças. As comemorações ocorreram na Matriz e no Contraturno.
Diretora e coordenadora dos dois espaços, a educadora Anelise Klauck Blume reforça que o aniversário de 25 anos será celebrado ao longo de todo o ano de 2023, com atividades internas e externas, relembrando a trajetória e as conquistas da escola. “Está sendo um ano especial”, comenta. Além destas atividades, a Bruxinha Faceira também terá o Jantar-Baile de Casais em comemoração ao aniversário, que será no dia 24 de março, a partir das 20h, na Sociedade São João, no bairro Travessão. A janta será servida na mesa. Logo depois, inicia o baile com animação da Super Banda Choppão. O cartão de casal é R$ 200 e pode ser adquirido através dos telefones (51) 3564-1757 e 3564-2221, ambos com WhatsApp.
Sonho que se tornou realidade
Atuando na educação há 36 anos, Anelise sonhava com uma escola de educação infantil ideal, e em 1998 fundou a Bruxinha Faceira ao lado de uma sócia. “Na época, o Matheus (filho de Ane) era pequeno, e eu sentia a falta de um espaço dedicado à idade deles, e foi a partir disso que começamos a sonhar com este espaço, pensando como mães e professoras”, diz Ane, contando que desde o início idealizaram um espaço para crianças a partir dos 4 meses de idade. “Idealizamos um lugar acolhedor, que respeitasse a idade e a individualidade de cada criança; um lugar atento às questões pedagógicas”, comenta, ressaltando que desde lá a Bruxinha Faceira preza e trabalha para proporcionar uma educação de qualidade, atendendo bem às crianças e suas famílias.
Orgulhosa da história construída até aqui, Anelise agradece a todos pelo apoio. “Agradecemos a toda a comunidade de Dois Irmãos, em especial às famílias que confiam e confiaram os seus filhos aos nossos cuidados. Somos escola por eles nos acompanharem e confiarem no nosso trabalho”, diz ela, agradecendo, também, a prefeitura, pela parceria e confiança, e a equipe da Bruxinha Faceira, que durante todos estes 25 anos ajudou a formar e educar as crianças.
Contraturno foi criado em 2018
Em 2018, a Bruxinha Faceira inaugurou o seu espaço de contraturno, na rua Canoas, no bairro União. Através de convênio com a prefeitura, onde parte da mensalidade é paga pela administração e parte pelas famílias, o espaço atende a cerca de 100 crianças de 6 a 12 anos de idade, e está sob a coordenação de Matheus Klauck Blume, filho mais velho de Anelise.
Para Anelise e Matheus, a inauguração deste novo espaço comprovou, mais uma vez, o trabalho sério e comprometido desenvolvido pela Bruxinha Faceira ao longo destes 25 anos. “Ficamos muito alegres e orgulhosos por esta parceria com o poder público, que possibilitou atender a esta demanda”, diz Ane, se referindo à faixa etária de 4 e 5 anos, atendidas inicialmente pelo projeto.
Anelise também destacou a satisfação ao ver o filho assumindo um papel importante dentro da educação, ao aceitar a coordenação do espaço. “Fiquei muito feliz, como mãe e professora. Quando realizamos um sonho, desejamos que alguém dê continuidade a ele, então quando ele se ofereceu para encarar esse desafio comigo, foi uma grande realização, pois sei do amor e carinho que ele tem pela educação”, diz ela, orgulhosa.
Aos 27 anos, Matheus lembra que desde muito novo passeava pelos corredores da escola, ajudando sempre que podia. “Vinha da aula direto para cá. Tinha paixão por ajudar no berçário; sempre gostei de criança”, diz ele, enaltecendo o trabalho realizado pela mãe. “Meu desejo é dar continuidade ao legado dela, que fundou e ama essa escola; e também seguir trabalhando para manter a qualidade do ensino”, diz ele.
Mais de 200 alunos
Atualmente, além dos cerca de 100 alunos do espaço do Contraturno, a Bruxinha conta com mais de 140 alunos na Matriz, entre educação infantil e contraturno. Somados os dois espaços, conta com uma equipe de 35 pessoas, entre professores, auxiliares e atendentes.
Quem quiser saber mais sobre a Bruxinha, pode acompanhar as novidades através do Instagram @bruxinhafaceira.