(Foto: Divulgação / PMDI)
A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos, através da Vigilância em Saúde, confirmou nesta quinta-feira (16) o primeiro caso de zika vírus no município, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A paciente é uma jovem com menos de 30 anos, moradora do bairro São João. A Vigilância Sanitária está fortalecendo o controle na região de residência da moradora e local de trabalho.
O secretário da Saúde, Nilton Tavares, destaca que é de extrema importância a colaboração de toda a comunidade no combate ao Aedes aegypti. “É importante que cada um revise seu quintal duas vezes por semana para evitar reservatórios de água parada e impeça a proliferação do mosquito. Os agentes de endemias também fazem um trabalho de conscientização nas casas e comércios, mas requer a colaboração de todos”, disse ele, ressaltando que em caso de sintomas a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico.
O zika é uma doença febril causada por um vírus, geralmente caracterizada por febre baixa e manchas vermelhas pelo corpo. Os sintomas duram até sete dias. No ano de 2015 foi identificada associação da doença ao aparecimento da Síndrome de Guillain-Barré e malformações do sistema nervoso central ao nascimento, incluindo microcefalia.