Fonte: GZH / Foto: JDI
A última semana de verão no Rio Grande do Sul será típica da estação, com o retorno do sol, do calor e da sensação de abafamento em boa parte do Estado. Mesmo assim, há previsão de chuva e temporais isolados em algumas regiões ao longo dos próximos dias.
Segundo o calendário astronômico, o outono começa, oficialmente, na sexta-feira (20). Contudo, Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), afirma que o clima no Estado já está característico da transição de estação há alguns dias e é por isso que a última semana foi de chuva e temperaturas amenas no RS.
Nesta segunda-feira (16), calor e tempo firme predominaram na maior parte do território gaúcho, mas com aumento gradual da instabilidade em algumas regiões.
— Essa massa de ar quente vai atingir o pico de intensidade, de calor, na terça-feira (17). E aí, uma frente fria vai começar a se aproximar do Estado, trazendo essa condição de chuva, especialmente no oeste e sul gaúcho, nas áreas de fronteira com o Uruguai — afirma Lopes.
O meteorologista acrescenta que a chuva deverá se espalhar pelo resto das regiões gaúchas na quarta-feira (18). A tendência é de que seja uma chuva forte, que pode chegar aos 50 milímetros por dia em alguns municípios da Metade Oeste. Na Região Metropolitanas e na Serra, por exemplo, os acumulados podem ficar na casa dos 30 milímetros durante o mesmo período.
A possibilidade de novos episódios de temporais, com trovoadas e rajadas de vento, não é descartada.
— Na Metade Oeste teremos um cenário mais favorável para temporais. Não deverão ser eventos isolados ou curtos, como tivemos em Porto Alegre na última semana, que a tempestade passou rapidamente e o tempo abriu depois. Agora é um cenário de frente fria, então seguirá chovendo depois do temporal porque é um sistema mais amplo, não é apenas uma nuvem com tempestade — explica o especialista.
A segunda metade da semana deverá ser menos instável. Enquanto a condição de nebulosidade seguirá afetando todo o Estado, a tendência é de que as temperaturas fiquem mais amenas. Lopes prevê que os termômetros poderão variar entre os 18°C e 26°C.
Próximos dias – Dois Irmãos
– Terça, dia 17: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 20°C / 34°C
– Quarta, dia 18: Sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã. Tarde e noite com temporal. 21°C / 29°C
– Quinta, dia 19: Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. 21°C / 25°C
– Sexta, dia 20: Dia de sol, com muitas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui. 20°C / 28°C