Conselho de Saúde apresenta dados sobre faltas a procedimentos e consultas

16/05/2024
Márcia Gregory esteve na Câmara

Márcia Gregory esteve na Câmara

A tribuna popular da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos foi utilizada na última segunda-feira (13) pela presidente do Conselho Municipal de Saúde de Dois Irmãos, Márcia Gregory. Ela apresentou dados sobre as faltas de usuários a procedimentos e consultas na saúde pública municipal. Só nos primeiros três meses deste ano, por exemplo, foram disponibilizados 17.250 procedimentos, com o comparecimento de 15.210 usuários e a falta de 1.940 (11,3%).

O assunto repercutiu durante a sessão.

– É muito grave quando se tem uma consulta agendada e não se comparece sem dar alguma explicação, apesar de ter sido comunicado. Entendo que muitas vezes, quando tem uma demora muito grande na marcação, pode correr o risco do paciente se esquecer do dia da consulta em função desse tempo todo que ele precisou esperar. Mas sei também que muitas pessoas ou a maioria tem o sistema que avisa via WhatsApp. É um apelo que fica a toda a população, que respeitem esse agendamento e respeitem toda população que está precisando de atendimento e fica prejudicada por conta dessas faltas – comentou Sheila da Silva (PT).

Ederson Bueno (MDB) entende que é preciso uma ação conjunta.

– Pelo que deu para perceber, as faltas nos procedimentos e consultas giram numa média de 10%. Com certeza a gente pode definir uma meta para conseguir diminuir essas faltas, principalmente nos procedimentos, se a gente tiver conscientização popular, uma campanha liderada pelo município com a participação desta Casa – observou.

Segundo Ramon Arnold (PP), o problema é nacional.

– A nossa Constituição de 1988 diz que o SUS é gratuito e universal; talvez essa gratuidade faça com que as pessoas não valorizem tanto. Quando não existe penalidade, é a educação das pessoas. A gente fica muito chateado com isso. É claro que não resolveria o problema das filas, mas traria mais celeridade àqueles que realmente precisam de um atendimento – disse o líder de governo.

 

 

Unidades Básicas de Saúde

 

2017 (1º semestre)

Faltas: 4.225 = 11,5%

2022 (1º semestre)

Faltas: 3.714 = 11,1%

* Especialidades disponibilizadas: clínica, pediátrica, ginecológica, odontologia, nutrição, ECG (eletro), enfermagem, CP (pré-câncer), testes rápidos (sífilis, HIV e Hepatite B e C).

2023 (ano todo)

79.673 procedimentos disponibilizados

7.642 faltas = 9,6% (3.821 faltas por semestre)

2024 (1º trimestre)

17.250 procedimentos disponibilizados

15.210 usuários compareceram

1.940 usuários não compareceram = 11,3%

 

Hospital São José

– 2017 (1º semestre): 512 faltas = 10,5%

– 2022 (1º semestre): 480 faltas

– 2023: 5.991 exames disponibilizados (ecografias 450, ecovascular 29, ecocárdio 33, colonoscopia 39, endoscopia 28). Compareceram: 5.401 / Faltas: 590 = 9,8%

– Consultas com especialistas: 3.470 disponibilizadas. Compareceram: 3.219 / Faltas: 340 = 9,8%. Especialidades disponibilizadas: neurologia 57, vascular 130, otorrinolaringologista 24, cardiologia 57, ginecologia 9, urologia 27, dermatologia 36.

– Total de faltas a consultas: 340 com especialistas e 590 exames / 930 procedimentos no hospital = 9,8%.

 

 

*

 

Vereador faz pedidos sobre faltas e agendamentos

 

Também foram aprovados na sessão de segunda-feira (13) um requerimento e um pedido de informação apresentados pelo vereador Darlei Kaufmann (MDB).

O requerimento 42/2024 solicita que o Poder Executivo apresente um gráfico com o comparativo dos faltosos nas consultas ou atendimentos agendados nas unidades básicas de saúde de Dois Irmãos nos últimos dois anos. Caso seja possível, que também seja feito um comparativo em percentuais com outros municípios de perfil econômico semelhante, principalmente no que se refere ao número de industriários. Já o pedido de informação 03/2024 solicita o seguinte: 1) Qual o prazo limite para desmarcar consultas, para que possibilite o encaixe de outro usuário? 2) Qual a forma mais rápida e eficaz para um usuário desmarcar uma consulta? 3) Além do WhatsApp, quais são as outras possibilidades de cancelamentos de consultas disponíveis? 4) Levando em conta o número de industriários na nossa cidade, quais os horários disponíveis para o cancelamento das consultas ou atendimentos agendados? 5) Já foi feita alguma pesquisa, após a falta, para identificar os principais motivos das faltas e cancelamentos? 6) É possível identificar os horários ou turnos de maior e menor número de faltosos? 7) Quando houver justificativa plausível para a ausência, o usuário poderá remarcar sua consulta para outra data no ato do cancelamento? 8) Em qual proporção as ausências a consultas são convertidas em encaixes? 9) De que forma os pacientes que aguardam consultas são notificados da data de agendamento?

– O meu pedido entra com a ideia de tentar entender melhor e ser propositivo no que se refere aos atendimentos nas UBSs. Fui muito cobrado por uma família do Bela Vista, uma mãe que havia agendado uma consulta, saiu do seu trabalho – sabemos que muitas vezes acabam perdendo todos os benefícios da empresa –, chegou no posto e a atendente não havia agendado sua consulta. Mostrou, por tela de WhatsApp, o agendamento feito, e realmente foi falha da recepção. Esperamos que realmente seja um caso isolado – comentou ele.


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