Primeiras cédulas do real vão sair de circulação, informa Banco Central

16/07/2024
Fonte: Extra / Imagens: g1

Fonte: Extra / Imagens: g1

As cédulas da primeira família do Real vão sair de circulação, conforme determinação do Banco Central. No entanto, a nota não perde seu valor, e a população pode continuar utilizando-as normalmente nas suas transações diárias, tanto para pagamentos como recebimentos.

A Instrução Normativa BCB Nº 488 estabelece que os bancos serão os responsáveis pelo recolhimento das cédulas. Ao receber as notas, as instituições financeiras devem encaminhar para a autoridade monetária para substituí-las por novas. A decisão de recolhimento acontece pois as cédulas possuem um tempo de vida útil que interfere nas condições físicas. Cédulas em condições não adequadas à circulação geram dificuldades logísticas para toda a cadeia de execução dos serviços de meio circulante e também dificultam o reconhecimento de seus elementos de segurança por parte da população.

A primeira família do real foi lançada em 1994, ao substituir o cruzeiro real. De acordo com o Banco Central, as cédulas da primeira família correspondem 3% das notas em circulação. Entre as notas a serem recolhidas está a de dez reais em polímero comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

Eleitores do prefeito Jerri Meneghetti comemoraram sua reeleição no último domingo (6)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela