Primeira turma do programa Vira-Chave forma 64 estudantes em três cidades

16/07/2026
Em Picada Café, 20 estudantes se formaram no Programa Vira-Chave (Fonte: Assessoria de comunicação / Fotos: Jey Heydt)

Em Picada Café, 20 estudantes se formaram no Programa Vira-Chave (Fonte: Assessoria de comunicação / Fotos: Jey Heydt)

A Sicredi Pioneira concluiu a primeira edição do programa Vira-Chave, iniciativa de formação complementar voltada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Ao longo do mês de julho, 64 jovens participaram das cerimônias de formatura realizadas em Canela, Caxias do Sul e Picada Café, encerrando uma jornada de aproximadamente quatro meses de atividades voltadas ao desenvolvimento de competências para a vida, o mundo do trabalho e o exercício da cidadania.

Ao todo, foram 25 formandos em Canela, 19 em Caxias do Sul e 20 em Picada Café. Com carga horária de aproximadamente 165 horas, a formação utilizou uma metodologia baseada em atividades práticas, criativas e contextualizadas, realizadas em agências e Espaços Sicredi. Além dos três encontros presenciais semanais com as turmas, o programa também promoveu quatro momentos de integração com as famílias, ampliando o envolvimento no processo de aprendizagem.

Durante a formação, os estudantes foram incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos na busca por soluções para desafios presentes em suas comunidades. Para isso, tiveram contato com conceitos de educação financeira, empreendedorismo e tecnologia, incluindo fundamentos de programação com ESP32 para o desenvolvimento de soluções digitais.

 

Vira-Chave estimulou a autonomia dos estudantes

Criado pela Sicredi Pioneira, o Programa Vira-Chave busca preparar adolescentes para os desafios do presente e do futuro por meio de uma formação que conecta diferentes áreas do conhecimento.

Ao longo da jornada, os participantes aprofundaram temas como educação financeira, empreendedorismo, tecnologia e cidadania, desenvolvendo autonomia, pensamento crítico, capacidade de colaboração e habilidades para transformar ideias em soluções aplicáveis à realidade das comunidades onde vivem.

A cooperativa investe na educação como estratégia para fortalecer as comunidades de sua área de atuação, e disponibiliza outros programas educacionais. Mais informações estão disponíveis em sicredipioneira.com.br/social-e-educacional.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

FOTOS DO DIA

Poesia e arte no céu de Dois Irmãos (Foto: Pitter Ellwanger)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2026, Todos os direitos reservados Agência Vela