Pesquisa Ipec mostra Eduardo Leite com 32% e Onyx com 19% na disputa pelo governo do RS

16/08/2022
Fonte: GZH

Fonte: GZH

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) lidera a primeira pesquisa contratada pelo Grupo RBS para aferir as preferências do eleitor gaúcho ao governo do Rio Grande do Sul em 2022. No cenário estimulado, no qual o eleitor recebe um cartão com os nomes dos candidatos, Leite tem 32% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Onyx Lorenzoni (PL), com 19%, seguido por Edegar Pretto (PT), com 7%, e Luis Carlos Heinze (PP), com 6%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Pretto e Heinze estão tecnicamente empatados.

No limite da margem de erro, Vieira da Cunha (PDT), com 3%, também aparece tecnicamente empatado com Pretto e Heinze. Roberto Argenta (PSC) e Rejane de Oliveira (PSTU) tem 2% cada um. Paulo Roberto (PCO), Ricardo Jobim (Novo) e Vicente Bogo (PSB) têm 1% cada um. Carlos Messalla (PCB) não pontuou.  Os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo somam 12%, enquanto outros 14% ainda não escolheram seu candidato. Quando a pesquisa contabiliza apenas os votos válidos, considerando somente os votos atribuídos aos candidatos — que é como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) totaliza os votos —, Leite tem 44% e Onyx, 25%. Ainda nesse cenário, Pretto tem 9%, Heinze tem 8% e Vieira da Cunha, 4%.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Leite teve 12% das citações, seguido por Onyx com 6% e Pretto, com 3%. Heinze tem 2%, enquanto Viera e Argenta tem 1% cada um. Bogo e Paulo Roberto não pontuaram. Nesse cenário, 64% ainda não sabem em quem votar ou não respondeu e 8% declararam preferência por votar em branco ou nulo.

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política. A pesquisa contratada pela RBS foi realizada com 1.008 pessoas em 56 municípios do Estado, entre os dias 12 e 15 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que se ela for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos. O levantamento foi registrado no TRE/RS sob o número RS-08381/2022.

 

Empate técnico entre Olívio Dutra e Ana Amélia na corrida ao Senado

Na corrida ao Senado, o ex-governador Olívio Dutra (PT) e a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) aparecem tecnicamente empatados nas intenções de voto. Conforme pesquisa Ipec, Olívio tem 25% e Ana Amélia, 23%, no cenário estimulado, no qual o eleitor recebe um cartão com os nomes dos candidatos. Como a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Olívio tem entre 28% e 22% e Ana Amélia, entre 26% e 20%. Em terceiro lugar, está o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), com 16%.

O trio aparece muito à frente dos demais candidatos. Esse segundo grupo é liderado pela Comandante Nádia (PP), com 2%. Airto Ferronato (PSB), Fabiana Sanguiné (PSTU), Maristela Zanotto (PSC), Paulo Roberto da Rosa (Democracia Cristã) e Professor Nado (Avante) têm 1% cada um. Um total de 11% pretende votar em branco ou nulo e 17% ainda não definiram seu voto.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, houve novo empate técnico, desta vez entre Ana Amélia, Mourão e Olívio. Olívio e Mourão têm 4% cada um, seguidos por Ana Amélia, com 3%.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela