Comitê Técnico da AMVARS discute novas flexibilizações para a Região 7

16/09/2020
(Divulgação / PMDI)

(Divulgação / PMDI)

A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) reuniu na terça-feira (15) o Comitê Técnico da Covid-19 para a Região 7 (R7), da qual fazem parte Dois Irmãos e Morro Reuter. O encontro online serviu para debater protocolos que podem vir a ser adotados pelas cidades da região. Vale lembrar que nesta semana a R7 retornou para a bandeira laranja no mapa do distanciamento controlado.
Um dos pontos em discussão foi o retorno de atividades presenciais em cursos de formação, como as aulas práticas em universidades. Permitidos pelo Governo do Estado para regiões com duas semanas de permanência em bandeira laranja, esse tipo de alteração pode vir a ser adotada na R7 a partir da última terça de setembro, quando as 15 cidades da microrregião já terão cumprido o prazo exigido pelo Governo do Estado. “São temas importantes que precisam ser discutidos tecnicamente tendo em vista a liberação e ressalvas do Estado para adoção de alguns destes protocolos. Muito do que foi discutido hoje (terça) só poderá ser adotado pela região se ela se mantiver estável em bandeira laranja. Se houver recuo para a bandeira vermelha, voltaremos ao nosso sistema de cogestão aprovado pelo governo”, frisa a prefeita Tânia da Silva, que preside a AMVARS. 
 Entre os protocolos discutidos e que poderão ser adotados em cogestão a partir do dia 29 de setembro, estão: funcionamento de lancherias até as 22h; permissão de aulas práticas para cursos universitários e técnicos, conforme prevê o  Governo do Estado; liberação de espaços de eventos, obedecendo as mesmas restrições e protocolos impostos aos restaurantes (até as 22h); e liberação de esportes coletivos (decisão poderá ser individual por município).


MAPA DA SEMANA
O Estado tem cinco regiões em bandeira vermelha: Santa Maria, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim e Passo Fundo. As demais estão em laranja: Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Santo Ângelo, Cruz Alta, Uruguaiana, Taquara, Guaíba, Ijuí, Santa Rosa, Pelotas, Bagé, Caxias, Cachoeira do Sul, Santa Cruz e Lajeado.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela