(Fotos: Divulgação)
Durante o período de verão, a equipe da Vigilância em Saúde de Dois Irmãos reforça ainda mais os cuidados básicos para prevenção da dengue. Recipientes e entulhos com acúmulo de água, reservatórios de água não protegidos com tela, piscinas não tratadas e filtradas de maneira adequada e bromélias sem cuidados são apenas algumas das situações encontradas durante as visitas dos agentes de endemias aos domicílios, que são ambientes ideais para a reprodução do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.
Os agentes estão realizando um novo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) em toda a cidade, com visitas nas residências em até cinco quadras de cada bairro ou localidade, e estão encontrando uma enorme quantidade de amostras de larvas com o resultado positivo para o Aedes aegypti, transmissor dedengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. “É importante que cada um revise seu quintal duas vezes por semana para evitar reservatórios de água parada e evitar a proliferação do mosquito”, comenta a chefe da Vigilância em Saúde, Ednaloi Monteiro Costa.
Também é importante que as pessoas recebam bem os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde para que o trabalho seja efetivo. Todos estão devidamente identificados com crachá. Os munícipes devem estar atentos a todos os locais que acumulem água e seguir as orientações para eliminar os focos e criadouros de mosquitos. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 3564-8871.