(Divulgação)
O governo do Rio Grande do Sul liberou na última segunda-feira (13) um formulário para empreendedores registrarem perdas decorrentes das chuvas que atingem o Estado desde o dia 29 de abril.
De acordo com o chefe do Departamento de Indústria e Comércio, Mauro Hahn, que também integra a Sala do Empreendedor do município, a pesquisa é importante para ajudar o governo estadual a mensurar o prejuízo das pessoas jurídicas e buscar recursos para apoiar os negócios. “Mesmo nenhuma empresa de Dois Irmãos sendo atingida diretamente neste momento, os negócios estão sendo impactados com fornecedores e principalmente clientes atingidos pelas chuvas”, explica Mauro.
O prefeito Jerri Meneghetti destacou que pensar nos negócios é importante para preservar empregos e renda para as pessoas. “Muitas empresas que foram fortemente atingidas são clientes ou fornecedores de empresas daqui do município, por isso Estado e União também devem se preocupar com a atividade econômica, inclusive nos municípios que não foram tão atingidos diretamente neste momento”, explica ele.
O questionário tem modelo semelhante ao usado para quantificar os danos ocasionados pelos eventos meteorológicos que atingiram o Vale do Taquari em 2023. A necessidade de dados concretos para construir uma estratégia de recuperação para as micro, pequenas, médias e grandes empresas é ressaltada pelo titular da Sedec, Ernani Polo. “Os impactos são altíssimos, então precisamos fazer esse trabalho coordenado para ter a maior precisão possível. Vamos a campo a partir desta segunda para levantar as informações”, explica.
Como participar
O formulário é uma iniciativa do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e ocorre em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretarias da Fazenda, de Inovação, Ciência e Tecnologia, de Trabalho e Desenvolvimento.
Segundo a Sedec, o link do formulário foi enviado para os empreendedores com negócios no Estado e também está disponível no portal do governo gaúcho. Conheça também a página Juntos pelo RS, do Sebrae, que reúne as principais informações e as medidas de apoio para os pequenos negócios (https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/juntos-pelo-rs/).